Voluntariado: Paróquia de Famões une espiritualidade e acção social

«Não posso só rezar e não fazer nada por aqueles que tem necessidades», considera o pároco

Lisboa, 07 Jan (Ecclesia) – A paróquia de Famões, nos arredores de Lisboa, encontrou no voluntariado um meio para reforçar os laços de solidariedade, ao mesmo tempo que reforça a coesão espiritual da comunidade.

“Não posso só rezar e não fazer nada por aqueles que têm necessidades. Não se pode dissociar uma coisa da outra”, afirma o pároco, padre Aníbal Pinto, ao programa da Igreja Católica na Antena 1.

Na entrevista que vai ser transmitida hoje às 22h45, e que ficará disponível na Internet a partir da próxima semana, o sacerdote de 55 anos salienta também que “a acção social da Igreja tem de estar imbuída da oração e da vida comunitária”.

“Sinto que as pessoas, em geral, estão sensíveis às necessidades dos outros”, reconhece o padre Aníbal, que no entanto gostaria que na sua paróquia houvesse “muito mais” dinâmicas de voluntariado.

No Ano Europeu das Actividades Voluntárias que Promovam uma Cidadania Activa, o sacerdote entende que o serviço gratuito pode constituir uma forma de partilha da fé.

O apoio social da paróquia de Famões inclui creche, centro de dia e apoio domiciliário, que além dos profissionais acolhem cerca de 20 voluntários, entre os quais duas enfermeiras e uma cabeleireira.

As modalidades de voluntariado incluem o compromisso com actividades que exigem trabalho regular, como é o caso do Banco Alimentar, onde cinco pessoas servem semanalmente perto de 90 famílias.

Os tempos litúrgicos e as férias escolares podem também proporcionar a participação voluntária em acções de carácter esporádico.

O padre Aníbal Pinto recorda a “partilha riquíssima” que resultou da visita, animação e execução de tarefas domésticas a lares e residências particulares de idosos, realizadas por cerca de 30 jovens durante cinco dias antes do Natal.

Para o pároco de Famões, é importante unir os temas dos ‘Anos Europeus’ de 2010 e 2011 – o combate à pobreza e a promoção das actividades voluntárias.

“Havendo mais voluntariado, talvez se ajude a colmatar algumas situações de pobreza”, sintetiza o sacerdote.

Durante esta semana, o programa da Igreja Católica na Antena 1 apresentou histórias ligadas ao voluntariado, lançando o Ano Europeu das Actividades Voluntárias que Promovam uma Cidadania Activa.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top