Voluntariado: Estudantes e missionários portugueses levam «mais saúde» a região desfavorecida de Angola

Iniciativa da diocese de Leiria-Fátima promove capacitação de agentes locais

Lisboa, 08 ago 2011 (Ecclesia) – Uma parceria entre alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e o Grupo Missionário Ondjoyetu, da diocese de Leiria-Fátima, vai possibilitar a promoção de cuidados de saúde numa das regiões mais desfavorecidas de Angola.

Em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, os missionários agradecem a colaboração dos jovens estudantes, que através do ‘Projeto Move-te’ vão levar “mais saúde” às populações do Gungo, município do Sumbe, província angolana do Kwanza-Sul, a cerca de 300 quilómetros de Luanda.

Segundo o padre Vítor Mira, esta iniciativa prevê a “formação de promotores de saúde locais, de parteiras e elementos da pastoral da criança, nas diferentes zonas da região”.

“Pretende-se que eles adquiram conhecimentos sobre como usar os medicamentos e materiais médicos de que dispõem, de forma racional e apropriada”, acrescenta ainda.

Até ao momento, partiram para o Gungo duas jovens voluntárias, para trabalharem no terreno por um período de dois meses.

Sandra Leal, de Guimarães, e Inês Figueiredo, de Leiria, estão respetivamente no 4.º e 5.º ano de Medicina.

Até final de Setembro, as jovens vão conceder consultas e sessões de aconselhamento gratuitas e colaborar em campanhas de vacinação junto da população local.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top