África: Países lusófonos querem Bíblias a «preços acessíveis»

São Tomé e Príncipe acolheu seminário de formação para delegados nacionais do setor bíblico

São Tomé, 08 ago 2011 (Ecclesia) – A “impressão de Bíblias a preços acessíveis” constitui uma das recomendações do seminário de capacitação para animadores bíblicos dos países lusófonos de África, que decorreu de 1 a 6 de agosto em São Tomé e Príncipe.

O documento final do encontro, em que participaram representantes do país anfitrião, Angola, Cabo Verde e Moçambique, assinala uma “evolução” do apostolado bíblico nos estados lusófonos do continente, refere uma nota de imprensa enviada hoje à Agência ECCLESIA.

Os delegados saudaram a existência de grupos bíblicos organizados mas sublinharam que “alguns países” precisam de nomear e formar um coordenador nacional “que garanta a articulação entre todos aqueles que promovem atividades de Apostolado Bíblico”.

Entre as propostas da assembleia, que incluiu o bispo da diocese de São Tomé, o português D. Manuel António dos Santos, consta a realização anual de seminários de capacitação para agentes ligados à promoção da Bíblia, periodicidade a manter durante três anos consecutivos, passando depois a bianual.

Os participantes pretendem também intensificar os cursos de formação bíblica e as “experiências da leitura orante da Palavra”, bem como fomentar o intercâmbio entre os países lusófonos no que respeita a iniciativas ligadas ao estudo e divulgação do texto sagrado do cristianismo.

O programa incluiu a análise da proposta de protocolo a assinar entre o Centro Bíblico Católico para a África e Madagáscar (CEBAM) e algumas entidades para o financiamento do apostolado bíblico, setor que deve tornar-se “um dos eixos fundamentais” da ação da Igreja Católica no continente.

O seminário foi organizado pelo CEBAM, em colaboração com a Comissão Bíblica de São Tomé e Príncipe.

RM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top