Leão XIV explica aos jovens que cada vocação «é um dom imenso para a Igreja e para quem a acolhe com alegria»

Cidade do Vaticano, 25 mar 2026 (Ecclesia) – O Papa encorajou hoje os jovens a “cultivar a relação pessoal com Deus” e a escutar “a voz do Senhor que convida a viver uma vida plena, realizada”, na mensagem para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações 2026.
“A vocação, na verdade, não é uma meta estática, mas um processo dinâmico de amadurecimento, favorecido pela intimidade com o Senhor: estar com Jesus, deixar o Espírito Santo agir nos corações e nas situações da vida e reler tudo à luz do dom recebido significa crescer na vocação”, escreve Leão XIV, na mensagem publicada esta quarta-feira, 25 de março, na sala de imprensa da Santa Sé.
‘A descoberta interior do dom de Deus’, é o tema do documento do Papa para o LXIII (63.º) Dia Mundial de Oração pelas Vocações, que a Igreja Católica no IV Domingo de Páscoa, conhecido como ‘Domingo do Bom Pastor’, este ano a 26 de abril.
“Cada vocação só pode começar a partir da consciência e da experiência de um Deus que é Amor (cf. 1 Jo 4, 16): Ele conhece-nos profundamente, contou os cabelos da nossa cabeça (cf. Mt 10, 30) e para cada um pensou um caminho único de santidade e serviço. No entanto, este conhecimento deve ser sempre recíproco: somos convidados a conhecer Deus através da oração, da escuta da Palavra, dos Sacramentos, da vida da Igreja e da doação aos irmãos e irmãs.”
Leão XIV explica que é a partir do cuidado da interioridade “que se deve urgentemente recomeçar na pastoral vocacional” e no compromisso sempre novo da evangelização, e convida todos – famílias, paróquias, comunidades religiosas, bispos, sacerdotes, diáconos, catequistas, educadores e fiéis leigos – a empenharem-se, “cada vez mais, em criar ambientes favoráveis” para que este dom possa ser “acolhido, alimentado, protegido e acompanhado, a fim de dar fruto abundante”.
“Somente se os nossos ambientes brilharem pela fé viva, pela oração constante e pelo acompanhamento fraterno, o apelo de Deus poderá florescer e amadurecer, tornando-se caminho de felicidade e salvação para cada um e para o mundo. Caminhando pela via que Jesus, o Bom Pastor, nos indica, aprendemos então a conhecermo-nos melhor a nós mesmos e a conhecer mais de perto Deus, que nos chamou”, desenvolveu.
O Papa assinala que a vocação “é um diálogo íntimo com Ele” que, “apesar do ruído por vezes ensurdecedor do mundo”, chama e convida “a responder com verdadeira alegria e generosidade”, e encoraja os jovens a “cultivar a relação pessoal com Deus”, através da oração diária e da meditação da Palavra”.
“Parai, escutai, confiai: deste modo, o dom da vossa vocação amadurecerá, far-vos-á felizes e dará abundantes frutos para a Igreja e para o mundo”, acrescenta.
Ainda aos jovens, Leão XIV pede que escutem “a voz do Senhor” que os convida “a viver uma vida plena, realizada”, fazendo frutificar os talentos, e “pregando as próprias limitações e fraquezas na gloriosa Cruz de Cristo”.
“Parai, portanto, em adoração eucarística, meditai assiduamente a Palavra de Deus para a viverdes todos os dias, participai ativa e plenamente na vida sacramental e eclesial. Desta forma, conhecereis o Senhor e, na intimidade própria da amizade, descobrireis como doar-vos no caminho do matrimónio ou do sacerdócio, ou do diaconato permanente, ou na vida consagrada, religiosa ou secular”, desenvolve, indicado que cada vocação “é um dom imenso para a Igreja e para quem a acolhe com alegria”.
A mensagem do Papa para o LXIII Dia Mundial de Oração pelas Vocações (26 de abril), foi divulgada hoje, quando a Igreja Católica celebra a Solenidade da Anunciação do Senhor, e Leão XIV destaca o exemplo de São José, que, “apesar do inesperado mistério da maternidade da Virgem”, confia no sonho divino e acolhe Maria e o Menino “com coração obediente”, é um ícone de “confiança total no desígnio de Deus”.
CB/OC
