Vocações: Católicos anseiam por padres, diz bispo do Porto

D. Manuel Clemente escreve mensagem para a Semana dos Seminários

Porto, 08 nov 2012 (Ecclesia) – A Igreja “anseia por sacerdotes” que a “congreguem e animem”, sublinha o bispo do Porto na mensagem alusiva à Semana dos Seminários, que os católicos assinalam a partir de domingo.

“Uma Semana dos Seminários não se destina apenas a eles, mas a toda a Igreja”, frisa D. Manuel Clemente, acrescentando que aquelas instituições dedicadas à formação de padres não existiriam “se Cristo não continuasse a chamar quem O represente como pastor do seu povo”.

O também vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, antigo reitor do Seminário Maior dos Olivais, em Lisboa, lembra que a semana é uma oportunidade para os fiéis rezarem pelos padres formadores, alunos e colaboradores.

D. Manuel Clemente estimula os fiéis a reforçarem o apoio material aos seminários durante a semana que termina a 18 de novembro, dia em que o ofertório das missas da maior parte das dioceses de Portugal reverte para aquelas instituições.

O prelado lembra que a Diocese do Porto tem três seminários: Bom Pastor (Ermesinde), Nossa Senhora da Conceição (Sé) e Redemptoris Mater – Santa Teresa do Menino Jesus (Vilar).

Na mensagem para a Semana dos Seminários, dedicada ao tema “Sacerdote: irmão na fé e servidor da fé dos irmãos”, o presidente da Comissão Episcopal de Vocações e Ministérios sublinha que “a crise das vocações sacerdotais a que se assiste na Igreja é, sem dúvida, uma das consequências da erosão da fé cristã”.

D. Virgílio Antunes, bispo de Coimbra, salienta que o surgimento de vocações sacerdotais depende de muitos fatores, mas frisa que “o testemunho de fé dos sacerdotes é, sem dúvida, um dos mais relevantes”.

O texto e outros conteúdos preparados pela Comissão Episcopal para a Semana dos Seminários estão disponíveis online.

RJM/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top