Cáritas: Operação «10 Milhões de Estrelas» apoia famílias carenciadas e projeto na Amazónia

Campanha de Natal foi apresentada em Lisboa com a presença da cantora Luísa Sobral

Lisboa, 08 nov 2012 (Ecclesia) – A Cáritas Portuguesa lançou hoje a operação ’10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’, cujas receitas se destinam este ano a famílias carenciadas e a um projeto de desenvolvimento rural na Amazónia.

A cantora Luísa Sobral, uma das figuras públicas que apadrinha a campanha de Natal 2012, marcou presença na apresentação, no auditório da igreja do Campo Grande, Lisboa, e disse que esta é a altura certa para “dar voz por uma coisa mais importante”.

“Estamos a passar momentos muito difíceis e podemos ajudar famílias que, de repente, se viram totalmente desamparadas”, referiu à ECCLESIA.

 65 por cento do valor angariado com a venda de velas vai ser entregue às Cáritas Diocesanas em Portugal, a quem caberá “a sua aplicação na resposta às famílias” atingidas pela crise.

A restante percentagem será aplicada num projeto internacional e “está relacionado com o desenvolvimento do mundo rural: Casas Familiares Rurais”,  no Brasil, adianta a Cáritas Portuguesa.

Esta é uma iniciativa dos Missionários do Verbo Divino (Verbitas) e os donativos dos portugueses vão ajudar à construção da Casa Familiar Rural de Santarém, na região da Amazónia, para “promover uma outra educação possível, uma educação diferenciada da escola formal”.

Nesta décima edição, a Cáritas Portuguesa vai disponibilizar gratuitamente o jogo ‘10 milhões de Estrelas’, compatível com o sistema Android e IOS, a partir da próxima semana, nas respetivas lojas online.

Ao longo das últimas nove edições, a campanha de Natal permitiu angariar quase 2,8 milhões de euros que foram canalizados para o “projeto nacional de ajuda aos mais necessitados”, revela a Cáritas.

Até final do primeiro semestre de 2012, registou-se em todas as Cáritas Diocesanas o atendimento a mais de 30 mil famílias e pessoas, número que representa um aumento de 64 por cento relativamente a igual período do ano anterior.

A nível internacional, a operação natalícia de recolha de fundos permitiu distribuir quase 180 mil euros por projetos sociais de vários países, como Somália, Angola, Brasil ou São Tomé e Príncipe, entre outros.

As velas, com o custo unitário de 1 euro, vai decorrer em diversas escolas do país, junto das Cáritas Diocesanas e também em estabelecimentos comerciais que se associaram à iniciativa, à imagem do último ano.

LFS/LS/OC

[[v,d,,]]

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top