Visita de Bento XVI: decisão final nas mãos do Papa

Lisboa, Fátima e Porto deverá ser o itinerário entre 11 e 14 de Maio de 2010

A decisão final sobre o programa da visita de Bento XVI a Portugal, no próximo ano, está neste momento nas mãos do próprio Papa, revelaram os Bispos do nosso país e o próprio Vaticano. Certo é que a chegada a Lisboa será a 11 de Maio e que a partida para Roma será a 14.

O presidente da CEP, D. Jorge Ortiga, disse esta Quinta-feira em Fátima que foi apresentado ao Vaticano um esquema de visita, com “hipótese de várias iniciativas”.

“A última palavra é sempre do Santo Padre”, assegurou. No mesmo sentido se pronunciou em Roma o Pe. Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, assegurando que a decisão final é do Papa.

D. Jorge Ortiga admite que haverá encontros e celebrações em vários lugares, admitindo iniciativas com o mundo da cultura, o mundo sócio-caritativo, sacerdotes e agentes pastorais. Em Fátima, assegurou, a visita seguirá o “esquema habitual” das celebrações na peregrinação de Maio.

Este responsável confirmou ainda que D. Manuel Clemente, Bispo do Porto, pediu que o Papa “tivesse um espaço” na Cidade do Porto.

O Arcebispo de Braga recordou também que é preciso ainda definir a parte “civil”, os contactos com a Presidência da República e com o governo.

No comunicado final da Assembleia plenária desta semana, os Bispos “manifestaram o seu regozijo” pela próxima visita do Papa, apelando ao “revigoramento da fé e o testemunho de justiça e caridade, nestes tempos em que tantos irmãos nossos vivem com grandes dificuldades”.

Os Bispos das Dioceses que o Papa visitará nomearam coordenador geral D. Carlos Azevedo, Bispo Auxiliar de Lisboa. Será responsável pelas celebrações litúrgicas o Pe. Carlos Cabecinhas, Director do Departamento de Liturgia da Diocese de Leiria-Fátima.

O responsável pelo sector das Comunicações Sociais será o Pe. Manuel Morujão, secretário e porta-voz da Conferência Episcopal.

Os Bispos esperam que este “não seja um mero acontecimento passageiro”, desejando que existam “oportunas iniciativas de preparação que tenham depois da visita a devida sequência quanto à concretização das mensagens que o Santo Padre nos deixar”.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top