Viseu: Sé associa-se à «Rota das Catedrais»

«Objectivo é proporcionar à população local e aos visitantes uma oferta cultural de excelência» realça a diocese

Viseu, 18 Mar (Ecclesia) – A Sé de Viseu entrou oficialmente na “Rota das Catedrais”, um programa em que a Igreja Católica se associa ao Estado, na preservação e promoção do património histórico, cultural e religioso do país.

O protocolo de cooperação foi assinado esta quinta-feira, em Viseu, entre a Direcção Regional de Cultura do Centro e o Cabido da Sé local, e vai possibilitar a realização de obras de restauro e conservação naquele edifício e instalações anexas.

“O objectivo é proporcionar à população local e aos visitantes uma oferta cultural de excelência, que espelhe a identidade matricial que nos fez como somos e que colocou em nós sonhos e desejos de superação e de grandeza humana” refere um comunicado publicado hoje pela Diocese de Viseu.

O secretário de Estado da Cultura, Elísio Summaville, e o bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, presidiram à sessão solene de assinatura do acordo.

Elísio Summaville sublinhou que “este projecto, concretizado quando se celebra o Centenário da República, corresponde a um correcto relacionamento institucional, entre o Estado e a Igreja, sem afectar a separação e independência de poderes, para a prossecução do bem comum público”.

O Deão do Cabido da Sé viseense, cónego Orlando Paiva “manifestou o seu regozijo” pela adesão a esta iniciativa, enquanto que Pedro Pita, responsável pela Direcção Regional de Cultura do Centro, recordou “a importância das Catedrais no desenvolvimento económico e social das cidades medievais”, enquanto “verdadeiros pólos dinamizadores da economia e da coesão social”.

A “Rota das Catedrais” abrange 23 catedrais, de Portugal continental e dos arquipélagos dos Açores e da Madeira, e partiu de um acordo firmado entre a Secretaria de Estado da Cultura e a Conferência Episcopal Portuguesa.

No que respeita à Sé de Viseu, o investimento deverá ultrapassar os dois milhões e trezentos mil euros, sendo comparticipado pela União Europeia, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), em oitenta por cento.

 

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top