Viseu quer formar ministérios laicais

A diocese de Viseu quer investir nos ministérios laicais "estáveis para as diversas áreas da pastoral". Esta aposta visa formar e nomear animadores ou coordenadores paroquiais na pastoral litúrgica, profética, caritativa, juvenil e familiar, e também membros dos Conselhos Económicos. Esta formação será feita com o envolvimento da Escola Diocesana de Educação Cristã (EDEC), com os secretariados diocesanos e as paróquias.

O Conselho Presbiteral da Diocese de Viseu reuniu esta Segunda-feira para debater o plano pastoral do último ano do triénio com o tema «A Boa Nova torna-se árvore que dá fruto – participação e serviço nos ministérios», mas também o Ano Sacerdotal, proposto a toda a Igreja por Bento XVI e que tem início no próximo dia 19 de Junho.

Na reunião D. Ilídio Leandro, bispo da diocese propôs que os sacerdotes que em cada arciprestado forem eleitos como representantes ao Conselho Presbiteral, sejam também confirmados como arciprestes. O objectivo desta nomeação prende-se com o evitar "a duplicação de reuniões" e facilitar a "coordenação pastoral entre os diversos organismos e estruturas", explica um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O bispo diocesano informou ainda os presentes que no próximo ano, não fará visitas pastorais. O objectivo é "poder visitar assiduamente os arciprestados, encontrar-se e dar posse aos Conselhos Económicos e Pastorais e participar em todas as reuniões arciprestais do clero".

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top