Posto de Apoio incluiu serviços de enfermagem, fisioterapia, lava-pés, banhos, reforço alimentar, dormidas e assistência espiritual

Viseu, 08 mai 2026 (Ecclesia) – O Movimento da Mensagem de Fátima (MMF) apoiou, entre segunda-feira e hoje, cerca de 500 peregrinos, do interior norte do país, que foram acolhidos no Colégio da Imaculada Conceição, em Viseu.
A presidente do MMF, Isabel Martins, destaca um “trabalho realizado com muito esforço, dedicação e amor”, numa nota enviada pela Diocese de Viseu à Agência ECCLESIA.
“Sentimos verdadeiramente a missão de dever cumprido”, referiu a responsável.
O movimento fez um balanço muito positivo da operação de acolhimento aos peregrinos em Viseu, realçando o espírito de missão, entreajuda e dedicação dos voluntários envolvidos.
“Chegamos ao final destes dias com o coração cheio e com um profundo sentimento de gratidão”, disse.
Com o desejo de cumprir promessas, movidos pela fé ou pela experiência de peregrinações anteriores, os peregrinos percorrem centenas de quilómetros a pé até ao Santuário de Fátima para participarem na celebrações de 12 e 13 de maio, que evocam a primeira aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos.
A Diocese de Viseu tornou-se uma referência de acolhimento e ponto de paragem para muitos, oferecendo apoio, descanso e conforto a quem segue caminho movido pela devoção a Nossa Senhora de Fátima.
Cerca de 50 voluntários, que asseguraram diversos serviços de apoio, nomeadamente cuidados de enfermagem e fisioterapia, banhos e lava-pés, reforço alimentar (incluindo o pequeno-almoço), alojamento para descanso e acompanhamento espiritual, receberam os peregrinos.
Entre aqueles que ofereceram apoio estão os membros do Movimento da Mensagem de Fátima, médicos, enfermeiros, estudantes de enfermagem, fisioterapeutas e massagistas provenientes da Escola Superior de Saúde de Viseu e do Instituto Piaget, bem como profissionais ligados à Associação Católica de Enfermeiros e Profissionais de Saúde e a Pastoral do Ensino Superior.
Natural de Campeã, em Vila Real, Carlos Gonçalves está habituado a caminhar muitos quilómetros e considera que o apoio recebido é “muito importante, porque permite aos peregrinos recuperar energias para chegarem ao Santuário de Fátima”.
Ana Souto, companheira de grupo, realiza este ano a sétima peregrinação e partilha que “nunca foi por promessa, mas acabou por se tornar numa forma de agradecer a Nossa Senhora”.
“Vivo em França e este é o segundo ano que venho fazer a peregrinação. Não é por promessa, venho pela fé”, disse outra peregrina.

Já Jorge Henriques, que assume a liderança de um grupo, destaca que a maior alegria é quando todos chegam junto a Fátima.
Estes peregrinos tiveram ainda a oportunidade de receber, esta quinta-feira, palavras de alento e esperança do bispo de Viseu, D. António Luciano, que pediu a proteção de Nossa Senhora de Fátima para o restante percurso até ao Santuário.
“Que Nossa Senhora vos acompanhe e ajude, e que vós também façais por Ela estar presente no vosso grupo, na vossa vida e no vosso coração”, afirmou.
A presidente do Movimento da Mensagem de Fátima agradeceu a todos os voluntários dos diferentes setores e aos elementos do Secretariado Diocesano do MMF, cujo empenho tornou possível mais uma edição deste acolhimento aos peregrinos.
O Santuário da Cova da Iria divulgou, na terça-feira, que estavam inscritos, até ao momento, 138 grupos de peregrinos, dos cinco continentes, num total de 6301 pessoas, na Peregrinação Internacional Aniversária de 13 de maio, que este ano é presidida por D. Rui Valério, patriarca de Lisboa.
LJ/OC
