Viseu: Futuro do Colégio da Via-Sacra preocupa diocese

Intenção do Governo em reduzir apoio financeiro ao ensino privado gera «apreensão»

D. Ilídio Leandro, bispo de Viseu, tem vindo a reunir-se com o director do Colégio da Via-Sacra, padre Mário Dias, e com o seu director pedagógico, Paulo Machado, para uma análise da actual situação do Colégio, fundado em 1908.

Os responsáveis discutiram a anunciada mudança de comparticipação do Governo nos serviços de ensino público que aquele Colégio presta.

“A postura do Governo diante dos estabelecimentos de ensino privado tem vindo a gerar preocupação nos responsáveis por esses estabelecimentos”, indica comunicado divulgado pela diocese.

O executivo pretende rever os apoios negociados com os estabelecimentos de ensino que mantêm acordos de cooperação com o Ministério da Educação, “pondo em risco a sustentabilidade dessas escolas”.

Dadas as ofertas existentes em Viseu, D. Ilídio Leandro e os responsáveis pelo ensino particular na diocese questionam-se, com “apreensão”, sobre “o presente e futuro deste serviço, que é procurado por imensas famílias, reconhecendo nele maior qualidade e adequabilidade às suas necessidades educativas”.

“Está em jogo a liberdade de ensino, a escolha livre que os pais podem e devem fazer para os seus filhos”, indica o gabinete de informação diocesano.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top