Viseu: Faleceu o diácono permanente Manuel Vaz

Viseu, 09 abr 2026 (Ecclesia) – O diácono permanente Manuel António Madeira Vaz, da Diocese de Viseu, faleceu esta quarta-feira, aos 77 anos, no hospital de São Teotónio, naquela cidade, onde se encontrava internado.

O bispo diocesano, D. António Luciano, comunicou a notícia através de uma nota, enviada à Agência ECCLESIA, onde expressa “sentimentos de profundo pesar” e agradece “todo o acompanhamento e atenção que lhe foram dados por familiares, amigos e pessoal hospitalar”.

“Que o Senhor o recompense pelo bem que realizou na missão de Diácono Permanente, ao serviço da diocese, nos vários serviços que lhe foram confiados. A sua generosidade em servir e a sua alegria foram a marca que fica gravada no coração de todos”, partilhou.

Em seu nome e da diocese, D. António Luciano apresenta os “sentidos pêsames à esposa, filhos, noras, netos e demais familiares e às comunidades que serviu, particularmente à paróquia de Mangualde”.

“Rezemos unidos ao Senhor da Vida e da Messe pelo seu eterno descanso e para que conceda à nossa Diocese muitas vocações sacerdotais, diaconais, consagradas e matrimoniais”, escreveu.

A Missa exequial vai realizar-se hoje, pelas 17h, na igreja do Complexo Paroquial de Mangualde, indo a sepultar no cemitério nº 1 desta cidade.

Manuel António Madeira Vaz nasceu a 7 de janeiro de 1949 e foi ordenado diácono permanente a 22 de julho de 2012, aos 63 anos.

“Como leigo empenhado, colaborou de perto com as paróquias do concelho de Mangualde, do arciprestado da Beira Alta”, destaca a nota, que acrescenta ainda que o diácono “foi membro do Conselho Diocesano para os Assuntos económicos e também Ecónomo do Seminário Maior de Viseu”.

LJ

Partilhar:
Scroll to Top