Viseu: Exposição dedicada a São Teotónio chega aos três mil visitantes em quatro semanas

Viseu, 13 mar 2012 (Ecclesia) – A exposição narrativa lançada pela Diocese de Viseu, para assinalar o 850º aniversário da morte do seu padroeiro, São Teotónio, já atingiu mais de três mil visitantes desde que foi inaugurada, há cerca de quatro semanas.

Numa nota publicada através do site do Departamento dos Bens Culturais da Diocese viseense, a organização destaca o “sucesso inequívoco” da iniciativa, promovida em parceria com a autarquia local e com o Museu Grão Vasco.

Recorda ainda o papel que o primeiro santo português (1082-1162) desempenhou “na consolidação de um ideal de espiritualidade que irradiaria pelo território, com frutos ainda hoje reconhecíveis”, através do “rico e multifacetado património monástico que os cónegos regrantes legaram”.

A mostra, que se reparte pela Sé de Viseu e pelo Museu de Grão Vasco, dá a conhecer ao público um texto sobre a vida de São Teotónio, intitulado “Vita beatissimi domni Theotonii”, escrito por um discípulo anónimo logo a seguir à sua morte.

No caso da catedral, permite a cada visitante “redescobrir” o templo onde se fundem diversas “referências” ao padroeiro, divididas por “iconografia, religiosidade e tradição”.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top