Viseu: Bispo diocesano deseja «nova era e cultura vocacional nas comunidades»

Dois seminaristas foram instituídos no ministério de leitor

Foto: Diocese de Viseu

Viseu, 02 mai 2023 (Ecclesia) –  D. António Luciano, bispo de Viseu, presidiu este domingo à instituição de leitor de dois seminaristas, na Catedral diocesana, desejando que seja “o início de uma nova era e cultura vocacional” nas comunidades católicas.

“A última ordenação de sacerdotes na Diocese de Viseu foi em 2017. Espero que este dia seja o início de uma nova era e cultura vocacional nas nossas comunidades”, disse D. António Luciano, na sua homilia enviada à Agência ECCLESIA. 

No dia do Bom Pastor, o 60.º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, instituído por São Paulo VI, em 1964, D. António Luciano presidiu à instituição de dois leitores, seminaristas de Viseu: Alexandre Ribeiro, a frequentar o 6º ano da formação nas disciplinas ministeriais, e o Tiago Rio, no 4.º ano do Mestrado Integrado em Teologia.

“Este é um momento de grande dimensão vocacional para as suas vidas, um dom  inestimável para a nossa querida Igreja de Viseu. São para nós um sinal de grande esperança e confiança diante de Deus e dos homens”, referiu.

Foto: Diocese de Viseu

O bispo diocesano definiu o momento como “sinal de esperança pascal, de festa, e um dom muito positivo para a diocese”, na “alegria da fé e o sim” dos dois jovens.

Os jovens Alexandre Ribeiro e Tiago Rio, juntamente com outros seminaristas, estão no Seminário Interdiocesano de São José, em Braga, viveram um fim de semana vocacional e “rumaram até à sua diocese para dar testemunho do seu itinerário vocacional”.

Segundo nota enviada à Agência ECCLESIA, na noite de sábado, participaram na vigília de oração pelas vocações na Capela Tércia da Sé de Viseu, presidida por D. António Luciano, que convidou “a meditar no binómio graça e missão, vendo na vocação uma convocação que convida a testemunhar a nossa fé no dia a dia”.

SN

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top