Sacramentos orientam reflexão até à Jornada Mundial da Juventude 2022

Viseu, 07 set 2019 (Ecclesia) – O bispo de Viseu informa que estão a preparar o início do Ano Pastoral 2019/2020, que vai ser dedicado ao Sacramento do Batismo, com uma Jornada de Missão, a 5 de outubro, no seminário maior.

“[O Ano Pastoral] será dedicado a uma reflexão profunda sobre a atualidade e o valor do Sacramento do Batismo e as implicações que este traz a nível pastoral para sermos cristãos, “discípulos missionários enviados” a anunciar ao mundo a alegria do Evangelho”, escreveu D. António Luciano.

O bispo diocesano explica que, ao aproximar-se o início do Ano Pastoral, da catequese e do ano escolar, os responsáveis católicos vão procurar propor “um caminho de estudo e de reflexão a partir do sacramento pelo qual se tornaram “filhos de Deus, chamados a percorrer um caminho de santidade”.

“Apesar de tudo, o nosso caminho de fé cristã, deve ser também de esperança, de santidade de vida, de formação espiritual, que faz dos batizados cristãos alegres e felizes”, observou.

O próximo triénio na Diocese de Viseu vai ser dedicado aos sacramentos, nomeadamente, o Batismo (2019/2020), da Eucaristia e da Reconciliação (2020/2021) e no contexto da Jornada Mundial da Juventude em Portugal (Patriarcado de Lisboa) vão estudar a importância do Sacramento do Crisma (2021/2022).

“Em comunhão com os jovens; Coroamento do percurso da iniciação cristã, da identidade, do serviço que em Igreja somos chamados a viver num caminho de santidade”, explica D. António Luciano no seu artigo ‘ensinamento do bispo’ publicado no sítio online da Diocese de Viseu.

CB/OC

Partilhar:
Share