Viseu: Assembleia presbiteral debate dinâmica sinodal e organização arciprestal

Viseu, 15 jul 2014 (Ecclesia) – A Assembleia Presbiteral da Diocese de Viseu reuniu-se esta segunda-feira para debater formas de congregar a comunidade no “aprofundamento da vivência do Sínodo Diocesano” e o modelo da equipa coordenadora das novas organizações arciprestais.

A Diocese de Viseu explica que desta reunião vai surgir “um modelo de constituição da Equipa Coordenadora” da nova organização arciprestal e uma “proposta de funcionamento das reuniões arciprestais”, que, por norma, vão ser mensais.

D. Ilídio Leandro, bispo de Viseu, deu início aos trabalhos com uma reflexão, sobre a encíclica do Papa Francisco, “A Alegria do Evangelho”, e apelou aos sacerdotes “a uma mudança de atitude”, nomeadamente a “adotar uma pastoral missionária, em vez de continuar com uma pastoral de manutenção”, revela a diocese no seu site.

Depois, os sacerdotes reuniram-se por zonas pastorais e a cada um foi pedido que apresentassem sugestões mobilizadoras para o “aprofundamento da vivência do Sínodo Diocesano”, em concreto que congreguem “sacerdotes, religiosos, diáconos permanentes, leigos e comunidades”.

Ainda estão previstas mais três assembleias sinodais, ao longo de 2014 e 2015, e vai ser publicada das Constituições Sinodais e o Jubileu (500 anos) da Catedral, em 2016.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top