Padre João Zuzarte explica que pandemia desafiou a criatividade dos sacerdotes e duas aeronaves deram vida à iniciativa «Há anúncio no ar»

Posted by Diocese de Viseu on Sunday, April 4, 2021

 

Viseu, 04 abr 2021 (Ecclesia) – A Diocese de Viseu leva hoje o “anúncio pascal a casa das pessoas” com duas aeronaves que vão percorrer o território da diocese com a mensagem ‘Cristo Ressuscitou, aleluia’.

“Uma vez que este ano estamos condicionados pela pandemia, decidimos que tínhamos que ter alguma coisa criativa e diferente para fazer chegar o anúncio às pessoas”, disse à Agência ECCLESIA o padre João Zuzarte, vigário da Pastoral da Diocese de Viseu.

O sacerdote explicou que quiseram “suplantar” a tradição de levar o anúncio pascal a casa das pessoas, que é “muito viva na diocese”.

Duas aeronaves vão sobrevoar a região, um para a zona este e outro para a zona oeste “abarcando o maior número de paróquias, com a mensagem ‘Cristo Ressuscitou, aleluia’ que é “o grande anúncio pascal”, entre as 15h00 e as 17h00 deste Domingo de Páscoa.

Segundo o padre João Zuzarte, os párocos têm uma previsão do horário de passagem, “uma janela temporal de mais ou menos uma hora”, para tocar os sinos quando as aeronaves estiverem a passar nas suas paróquias.

“Fazemos, um bocadinho em tempo real, a manifestação da alegria do Evangelho, deste anúncio de alegria que quer chegar à casa das pessoas e das famílias”, acrescentou.

‘Há anúncio no ar’ é o tema desta iniciativa diocesana que foi inspirada no tema do hino da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, intitulado ‘Há pressa no ar’.

“Tudo começa com a ressurreição de Jesus e queremos passar este anúncio de um Cristo que desceu à terra para nos levantar e faz-nos levantar o olhar para os céus. De certa forma também para nos lembrarmos que é ele o centro da vida cristã, que ilumina com esperança esta situação atual que as pessoas estão a viver”, desenvolveu o sacerdote.

Foto: Diocese de Viseu

O vigário da Pastoral da Diocese de Viseu assinala que por causa da pandemia Covid-19 muitas pessoas “não vão poder ir presencialmente à Eucaristia”, nem às celebrações do Tríduo Pascal, “devido ao medo, à necessidade de ficarem confinadas e à capacidade limitada que as igrejas têm de acolher pessoas”.

“É um complemento, as pessoas viverem o espírito pascal nas suas casas, com a sua família, na mesa, mas terem este anúncio que chega até elas de uma forma mais surpreendente”, acrescentou.

O padre João Zuzarte sublinha que o projeto ‘Há anúncio no ar’ foi uma ideia dos sacerdotes da diocese, destacou a unidade que criaram a nível diocesano, e a contribuição que deram para que esta iniciativa “pudesse chegar as seus paroquianos e surpreender” com o grande anúncio pascal ‘Cristo ressuscitou, aleluia’.

A Diocese de Viseu, que está a promover outras iniciativas como a divulgação de estandartes pascais e postais, com “propostas orações que vão chegar à casa das pessoas”, conta também com o apoio e patrocínio da câmara municipal, que é o responsável pelo aeródromo, pelo comandante Paulo Soares, e o aeroclube de Viseu.

Foto Lusa

CB/PR

Partilhar:
Share