Vinda do FMI seria «atestado de incompetência», diz Bispo de Beja

Algumas medidas de austeridade são «associais» e «irão criar maiores problemas do que aqueles que querem resolver»

O Bispo de Beja apela ao “sentido patriótico” para ultrapassar a crise e afirma que a intervenção do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Portugal seria um “atestado de incompetência”.

“Se os nossos governantes tiverem alguma sabedoria e, também, alguma calma e sentido patriótico, eles irão encontrar os meios para evitar que entre aqui um Fundo Monetário Internacional que não tem conhecimento daquilo que são as nossas particularidades. Seria um grande atestado de incompetência, aos nossos políticos e à nossa sociedade, se não soubesse encontrar os meios para resolver estes problemas, embora com muitas dificuldades” –  sublinha.

D. Vitalino Dantas compreende as razões da greve geral do próximo dia 24, mas admite que terá havido alguma precipitação na sua convocação antes de serem conhecidas as medidas de austeridade do Governo.

“A greve geral já estava convocada ainda antes de conhecermos as medidas concretas. Os parceiros sociais é que deveriam só ir para essa medida depois de esgotados todos os meios e de ver que há medidas que serão mais duras, mas, se atingirem todos por igual, não temos que reclamar, agora, se atingem mais uns do que outros e são injustas, claro que aí os trabalhadores e as classes mais pobres têm o direito e devem mesmo manifestar-se, senão pensam que vão aguentar sempre e deixar que as desigualdades aumentem”, diz o prelado.

O presidente da Comissão Episcopal da Mobilidade Humana alerta que algumas medidas de austeridade são “associais” e “irão criar maiores problemas do que aqueles que querem resolver”.

Em entrevista à Renascença, D. Vitalino Dantas fala também da Cimeira da NATO, de sexta-feira e sábado, em Lisboa. O Bispo de Beja considera que a Aliança Atlântica deve ser repensada, tendo em conta que “o mundo dos blocos, praticamente, desapareceu”.

RR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top