“Ser catequista é um dom, uma missão, um ministério para a renovação das nossas comunidades”, disse D. António Augusto Azevedo

Foto Secretariado Diocesano da Educação Cristã de Vila Real

Vila Real, 11 out 2022 (Ecclesia) – A Diocese de Vila Real dedicou o seu Dia do Catequista à Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, e contou com a participação de um “elevado número de catequistas”, no dia 5 de outubro, no Seminário diocesano.

“Muitos foram os momentos de reflexão, de convívio e animação, propícios ao acolhimento e à oração, mas também à participação nos diferentes ateliês”, informa a Diocese de Vila Real, numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

O Secretariado Diocesano da Educação Cristã de Vila Real explica que do programa do Dia Diocesano do Catequista 2022 também constou um momento de plenário e a celebração de compromisso e envio dos catequistas, presidida pelo bispo diocesano.

“Ser catequista é um dom, uma missão, um ministério para a renovação das nossas comunidades”, disse D. António Augusto Azevedo.

Segundo o Secretariado Diocesano da Educação Cristã de Vila Real foi evidente a “preocupação” dos catequistas na formação e acompanhamento dos jovens nos dias de hoje: “Precisam ser respeitados na sua liberdade, necessitam também de ser acompanhados, escutados, a família deveria ser o primeiro espaço dessa escuta, desse acompanhamento”.

Foto Secretariado Diocesano da Educação Cristã de Vila Real

Neste contexto, acrescenta que a comunidade também desempenha um “papel preponderante, devendo sentir-se responsável por acolhê-los, motivá-los, encorajá-los”.

O encontro, que reuniu “um elevado número de catequistas dos mais diversos pontos da diocese”, teve como mote o tema da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’.

Nos ateliês tiveram formação como ‘Discernimento e Acompanhamento’, pelo padre João Curralejo, responsável pelo Departamento da Pastoral da Juventude, Universidade e Vocações; ‘Say Yes e catequese da adolescência’, por Olímpia Mairos, e ‘Protagonismo Juvenil’, apresentado por Raquel Ferreira.

Neste Dia do Catequistas de Vila Real foi também apresentada a página do Secretariado Diocesano da Educação Cristã na rede social Facebook.

CB

Partilhar:
Share