Vila Real: Contrato para novo órgão de tubos sinfónico é formalizado hoje

Vila Real, 27 nov 2014 (Ecclesia) – A Direção Regional de Cultura do Norte informa que vai ser hoje assinada a formalização do contrato de aquisição do novo órgão de tubos sinfónico da Sé Catedral de Vila Real, inserido no projeto “Rota das Catedrais”.

O contrato entre a Fábrica da Igreja Paroquial da Sé – São Dinis e a empresa italiana “FAMIGLIA VINCENZO MASCIONI, S.R.L”, com sede em Varese, Itália, prevê a instalação de “um grande órgão de quatro teclados” com trinta e três registos para um total de 2180 tubos, revela a Direção Regional de Cultura do Norte.

A formalização do contrato para o novo órgão de tubos sinfónico da Sé Catedral de Vila Real está marcada para hoje, pelas 15 horas, na Casa Episcopal.

O órgão vai ser colocado na fachada interna sobre o “guarda-vento da entrada principal da Catedral, respeitando a vista completa da rosácea”, acrescenta no comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

A Direção Regional de Cultura do Norte explica que o objetivo é que este órgão, “obedecendo aos critérios da arte”, “respeite o ambiente arquitetónico” onde vai ser integrado e seja uma obra única representativa do tempo atual.

Esta instalação na Sé Catedral de Vila Real realiza-se no âmbito do projeto «Rota das Catedrais do Norte de Portugal», uma iniciativa da Direção Regional de Cultura do Norte em colaboração com os cabidos das Sés Catedrais e Fábricas da Igreja.

Para além da instalação do órgão de tubos e ao abrigo daquele projeto já se realizaram outras reparações em concreto nas coberturas dos monumentos, e está previsto um “módulo sinalético e informativo – apoio, acolhimento e informação dos visitantes sobre a Sé de Vila Real e sobre as catedrais que integram a Rota –  Braga, Porto, Lamego, Vila Real, Viana do Castelo e a Concatedral de Miranda do Douro.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top