Vigília Pascal: «Este é o convite: recorda e caminha!» – Papa Francisco (c/ vídeo)

Celebração do anúncio da ressurreição, na Basílica de São Pedro, evocou Galileia, «como lugar sempre a voltar», e contou com oito Batismos

Cidade do Vaticano, 08 abr 2023 (Ecclesia) – O Papa Francisco recordou hoje, na homilia da Vigília Pascal, que cada cristão deve “recordar e caminhar” o seu percurso de fé e apontou à “memória do futuro”, marca da ressurreição.

“Para caminhar devemos recordar; para ter esperança devemos nutrir a memória. Este é o convite: recorda e caminha! Se recuperares o primeiro amor, o deslumbramento e a alegria do encontro com Deus, seguirás para a frente. Recorda e caminha”, proferiu Francisco na sua homilia.

O Papa evocou a Galileia, como lugar a “sempre voltar”, “daquela forte experiência no Espírito, da maior alegria do perdão sentida depois daquela Confissão, daquele momento intenso e inesquecível de oração, daquela luz que se acendeu no íntimo e transformou a vida, daquele encontro, daquela peregrinação”, convidou convidando à missão, a “escapar do medo para caminhar rumo ao futuro”. 

“Ir para a Galileia é voltar à graça primordial, é readquirir a memória que regenera a esperança, a «memória do futuro» com que fomos marcados pelo Ressuscitado”.

Na homilia desta Vigília Pascal, Francisco recordou as mulheres que foram visitar o sepulcro, “renascimento dos discípulos”, e convidou a entrar no “caminho dos discípulos”, que “vai do túmulo à Galileia”.

Foto: Vatican Media

“Às vezes acontece-nos, também a nós, pensar que a alegria do encontro com Jesus pertença ao passado, enquanto aquilo que o presente nos dá a conhecer são sobretudo túmulos selados: os túmulos das nossas desilusões, amarguras, os túmulos do «não há mais nada a fazer», «as coisas não mudarão mais», «melhor gozar o dia a dia» porque «do amanhã não estamos seguros»”, alertou. 

Perante os “caminhos que se detêm perante túmulos”, o Papa que se observe o “que faz a Páscoa do Senhor” e que cada um “conhece o próprio lugar da ressurreição interior, lugar inicial, fundante, que mudou as coisas”

“Vemos assim o que faz a Páscoa do Senhor: impele-nos a seguir em frente, sair da sensação de derrota, rolar a pedra dos sepulcros onde muitas vezes encerramos a esperança, olhar o futuro com confiança, porque Cristo ressuscitou e mudou a direção da história”.

Francisco sublinha ainda que “a força da Páscoa convida a rolar para fora as pedras da desilusão e da desconfiança” e convidou a redescobrir a graça da ressurreição.

A celebração contou ainda com oito batismos: três albaneses, dois americanos, um italiano, um nigeriano e uma venezuelana.

SN

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top