D. Anacleto Oliveira presidiu à Eucaristia na catedral diocesana

Foto Diocese de Viana do Castelo

 

Viana do Castelo, 21 abr 2019 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo presidiu esta noite à Vigília Pascal e referiu na homilia a centralidade da água na Liturgia da Palavra da celebração.

“A água tem uma importância fundamental na vida de cada ser humano, ainda que, no caso do cristão, essa importância seja maior porque, pelo Batismo, é incorporado em Cristo e torna-se participante do Seu mistério pascal”, afirmou.

De acordo com uma nota enviada à Agência ECCLESIA, D. Anacleto Oliveira convidou cada cristão a renovar a “graça do seu Batismo” e pediu a todos que, depois da bênção da água que teve lugar na celebração, se aproximassem e se benzessem, recordando e atualizando a graça do Batismo.

A Vigília Pascal é a “mãe de todas as celebrações” da Igreja, evocando a Ressurreição de Cristo em cinco momentos: a bênção do fogo novo e do círio pascal; a proclamação da Páscoa, que é um canto de júbilo anunciando a Ressurreição do Senhor; a série de leituras sobre a História da Salvação; a renovação das promessas do Batismo, por fim, a liturgia Eucarística.

PR

Partilhar:
Share