Fátima, 25 fev 2023 (Ecclesia) – Os Padres Marianos da Imaculada Conceição (MIC) elegeram o governo geral da congregação para o período de 2023-2029, na sexta-feira, dia 10 de fevereiro de 2023, no capítulo geral, em Roma.
“Confiamos o ministério do superior geral e do seu conselho à proteção da Imaculada Virgem Maria e de Santo Estanislau Papczyński, fundador dos Padres Marianos”, lê-se na nota enviada à Agência ECCLESIA, pelo superior do Vicariato Português dos MIC.
O padre João Carlos Rodrigues, membro delegado no Capítulo Geral da congregação religiosa, informa que nesta reunião magna foi eleito como superior geral o padre Joseph Roesch, da Província dos Estados Unidos da América.
O conselho geral dos Marianos da Imaculada Conceição, que vai apoiar o novo responsável mundial é constituído por quatro pessoas: Padre Tomás Nowaczek (Província da Polónia) é o vigário geral, e os padres Jovanete Vieira (Província do Brasil), Wojciech Jasiński (Província da Polónia), Zbigniew Piłat (Província da Polónia), são, respetivamente, o segundo, terceiro e quarto conselheiro.
O Capítulo Geral dos MIC, que se realiza a cada seis anos, começou no dia 6 de fevereiro, e participam 28 religiosos, reúne delegados de todas as jurisdições da congregação: Três províncias (polaca, americana e brasileira) e sete vicariatos gerais (lituano, letão, ucraniano, ruandês, camaronês, filipino e vietnamita) e da missão indiana.
Em Portugal, os Padres Marianos têm comunidades nas Dioceses de Bragança-Miranda (Convento de Balsamão) e de Leiria-Fátima, onde têm a unidade hoteleira ‘Essence Inn Marianos’, e dedicam-se ao apostolado da misericórdia e da evangelização.
A Ordem dos Marianos da Imaculada Conceição foi fundada em 1673, pelo padre Estanislau de Jesus Maria Papczynski, na Polónia, obteve aprovação pontifícia a 24 de novembro de 1699, pelo Papa Inocêncio XII.
Os Padres Marianos da Imaculada Conceição fixaram-se no Convento de Balsamão, desde 1954, após o frei Casimiro Wysiynski ter fundado a congregação em Portugal no mesmo “monte sacro”, em 1754.
CB