Salesiano é apresentado como «comunicador, poeta e historiador» que marcou várias gerações
Lisboa, 18 Nov 2020 (Ecclesia) – O padre José Fernandes, salesiano, celebrou hoje 100 anos de vida, num dia vivido com humor e a fazer poesia.
Natural de Cicouro (Miranda do Douro – Bragança), o religioso que nasceu a 18 de novembro de 1920 realça que o momento “mais feliz da vida foi quando entrou no Seminário de Poiares da Régua”.
Num vídeo feito pelos Salesianos em Portugal, o sacerdote centenário diz que foi “sempre conduzido pela providência divina”.
Um salesiano “arrojado no tempo, um comunicador, poeta e historiador” que marcou várias “gerações no ensino e na formação dos jovens salesianos”, disse à Agência ECCLESIA o padre Juan Freitas, da Comunidade de Manique (Lisboa).
O padre José Fernandes está, deste 2010, também a residir em Manique e dedicou “largos anos da sua vida como formador do noviciado salesiano e como professor de latim e história”.
“Sempre atento, afável e alegre”, no seu trabalho diário como “confessor e poeta vive com disciplina os seus dias intercalando com o seu regular passeio a pé, a liturgia das horas e Eucaristia”, indica o padre Juan Freitas.
Neste dia especial, o padre José Fernandes foi saudar os alunos, a quem deixou um pensamento e um poema”..
Atento “às notícias da igreja e do mundo”, o padre José Fernandes foi diretor das ‘Edições Salesianas’, no Porto.
Ao longo da sua vida passou por várias casas dos religiosos, em Portugal, e esteve também em Cabo Verde de 1956 a 1964.
LFS