Vida Consagrada: Os frades dominicanos portugueses que defenderam os índios na Inquisição

Jornada histórica ‘Espaço. Homens. Percursos’ realiza-se hoje e este sábado na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa

Lisboa, 11 nov 2016 (Ecclesia) – A ação dos “maiores” teólogos dominicanos portugueses na defesa dos índios e dos indígenas é um dos temas que vai ser apresentado na jornada histórica ‘Espaço. Homens. Percursos’, hoje e este sábado, na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.

O investigador Giuseppe Marcocci vai apresentar um “novo contributo ao conhecimento do pensamento dos teólogos dominicanos portugueses do século XVI, em plena época da expansão”.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, recorda-se que a Ordem dos Pregadores desempenhou “um importante papel na Inquisição” mas tinha também vários frades “empenhados na defesa de alguns valores que a Inquisição significava”.

Giuseppe Marcocci, professor universitário, vai apresentar a comunicação ‘Os teólogos dominicanos e o império português no século XVI: os homens e as suas ideias’ às 16h30 do dia 12, no anfiteatro 2, depois de moderar as comunicações dessa manhã nas Jornadas de História intitulada ‘Espaço. Homens. Percursos’.

De recordar que o investigador italiano é coautor com José Pedro Paiva da História da Inquisição Portuguesa 1536-1821.

Cada jornada é acompanhada por momentos culturais diversos – concerto musical, exposição de espécimes bibliográfico-documentais e instalações de arte contemporânea – e a Biblioteca Nacional vai inaugurar uma exposição com livros que pretendem retratar a história e a obra dos Dominicanos hoje, pelas 17h30, que pode ser visitada até dia 19 novembro.

A iniciativa em Lisboa e vai contar com a participação de vários investigadores portugueses e estrangeiros, como Miguel Ángel Medina, Rita Nicolau, Saul Gomes e Vítor Serrão.

No programa destacam-se outros temas como o papel das religiosas dominicanas no ensino, as vivências místicas e a relação da Ordem Dominicana com a arquitetura e a iconografia.

No sábado, o Coro Gregoriano Solemnis encerrará as Jornadas de História – ‘Os Dominicanos em Portugal’ com um recital de música coral centrado em obras litúrgica de canto gregoriano, às 18h00.

Depois de Aveiro e Vila Nova de Gaia estas são as terceiras jornadas de história sobre ‘Os Dominicanos em Portugal 1216-2016’, realizadas no âmbito dos 800 anos da criação da Ordem dos Pregadores.

As jornadas são uma iniciativa do Centro de Estudos de História Religiosa, da Universidade Católica Portuguesa, e do Instituto São Tomás de Aquino dos Dominicanos.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top