Vida Consagrada: Franciscanos com cinco novos frades

Torres Vedras, Lisboa 09 set 2013 (Ecclesia) – A Ordem Franciscana, no convento de Varatojo, em Torres Vedras, celebrou, este sábado e domingo, cinco novas profissões religiosas e a tomada do hábito franciscano de nove novos noviços de Portugal, Moçambique e Timor Leste.

No domingo, o padre Vítor Melícias, provincial da Província Portuguesa, celebrou a eucaristia onde cinco noviços realizaram os seus primeiros votos temporários.

Este grupo contava com um português e dois timorenses, que vão estudar Teologia no Centro Regional de Braga, da Universidade Católica Portuguesa.

Os dois professos de Moçambique regressaram hoje e vão estudar em Lusaka, a capital da Zâmbia, disse o padre José Maciel, responsável por esta fraternidade, à Agência ECCLESIA.

Por sua vez, no sábado, às 18h00, na capela do convento, realizou-se a celebração de tomada de hábito, e consequente admissão, ao noviciado de nove novos noviços, dois portugueses, quatro de Timor Leste e três de Moçambique.

As duas celebrações foram realizadas no Convento de Varatojo, em Torres Vedras, a casa do noviciado da província portuguesa dos Frades Menores.

Estas colaborações, com Moçambique e Timor Leste, surgem porque estes países não têm estruturas de formação para os seus noviços, referiu o padre José Maciel.

No primeiro a parceria é com a Custódia de Moçambique e no segundo com a Fundação de Santo António de Timor, dos Franciscanos da Indonésia, cuja escolha surge por Portugal ser “um país lusófono”, esclareceu.

A Província Portuguesa da Ordem Franciscana tem 127 membros, a residirem em 15 fraternidades, e conta com missionários na Guiné-Bissau, Cabo Verde e África do Sul.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top