Encontro no dia 05 de maio no Cadaval inclui visita guiada ao primeiro mosteiro destes religiosos no país  que terá sido erguido em 1218 na Serra do Montejunto

Lisboa, 07 abr 2018 (Ecclesia) – Os dominicanos comemoram este ano 8 séculos da fundação do seu primeiro convento em Portugal, na Serra de Montejunto, e vão promover em maio um encontro na região para assinalar esta efeméride, intitulado ‘Em busca das Raízes’.

De acordo com uma nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, esta ‘viagem às origens’ da congregação no país está prevista para 05 de maio.

Envolverá “uma visita guiada ao local, bem como algumas conferências em torno da presença dominicana em Portugal”, que decorrerão no auditório da Câmara Municipal do Cadaval.

A organização engloba o Instituto São Tomás de Aquino (ISTA), a Província Portuguesa da Ordem de São Domingos, e a referida autarquia.

No programa do evento, pode ler-se que o primeiro convento dominicano no país terá sido erguido em 1218 na Serra do Montejunto, local descrito por Frei Luís de Sousa, na História de S. Domingos, como “um só monte de pedra, ou uma só pedra, antes que serra”.

Neste mesmo sítio os dominicanos terão ainda erguido uma ermida dedicada a Nossa Senhora das Neves.

Ao longo dos últimos anos, esta “tese fundacional tem sido questionada por alguns autores”, refere ainda a mesma fonte.

Pelo que o intuito deste encontro de 05 de maio, além de assinalar os 8 séculos da presença dos dominicanos em Portugal, é também favorecer a reflexão e lançar luz sobre o início da história da congregação no nosso país.

A iniciativa contará, entre os oradores, com uma conferência de frei Bento Domingues, do Instituto São Tomás de Aquino, sobre os ‘Dominicanos: Ontem e Hoje’.

Os participantes devem inscrever-se até dia 02 de maio, sendo que a saída para a zona do Montejunto está prevista para dia 05 de maio às 8h30, no Convento de S. Domingos em Lisboa.

Para as 10h00 está marcada uma visita guiada às ruínas do Convento de Montejunto, orientada por João Ludgero, da CM do Cadaval.

JCP

Partilhar:
Share