Viana está a celebrar Semana Diocesana

“Oito dias de oração, reflexão e partilha fraterna, tendo em conta as necessidades desta Igreja particular e os nossos seminários”, é o que se espera da Semana da Diocese de Viana do Castelo, que teve início este Domingo com a celebração da Eucaristia no santuário dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, no monte de Santa Luzia.

Presidindo à celebração, o Bispo de Viana disse também esperar que esta semana seja vivida “em profunda comunhão com as intenções do Santo Padre ao proclamar o Ano Sacerdotal: “ajudar a perceber cada vez melhor a importância do papel e da missão do sacerdote na Igreja e na sociedade contemporânea”, sob o lema: “Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote”“.

Esta Segunda-feira realiza-se o XV Fórum Sacerdotal, que este ano será prolongado em número de dias, originando as I Jornadas de Formação Permanente do Clero.

No Sábado, dia 7, a partir das 10h00, realiza-se a Abertura Solene das Aulas da Escola Superior de Teologia e Ciências Humanas, à Rua da Bandeira, na sede do Instituto Católico da Diocese de Viana do Castelo.

“Teremos momentos celebrativos da fé, através dos quais queremos manifestar o nosso louvor e acção de graças a Deus pelos dons recebidas durante estes 32 anos de serviço a Cristo e à sua Igreja; e momentos de partilha fraterna, com sinais através dos quais tornamos visível a nossa comunhão e corresponsabilidade eclesiais na comum missão evangelizadora”, explicou D. José Augusto Pedreira, o terceiro Bispo da diocese do Alto Minho desde que ela foi criada, em 1977, pelo Papa Paulo VI, “respondendo a uma aspiração adormecida durante séculos”.

“Vamos ter ocasião de recordar os seus dois primeiros bispos [D. Júlio Tavares Rebimbas e D. Armindo Lopes Coelho], pela graça de Deus ainda vivos, todos os que contribuíram para a sua criação, vivos ou falecidos, e os esforços desenvolvidos durante cerca de um terço de século (32 anos) da sua presença e actuação nesta região do Alto Minho. Também lembraremos aqueles que neste território diocesano atingiram a perfeição cristã – os santos de Viana – e que são hoje nossos intercessores junto de Deus”, informou D. José Pedreira.

No próximo Domingo – disse ainda o Bispo de Viana, dirigindo-se aos sacerdotes e fiéis leigos ontem de manhã reunidos no templo de Santa Luzia –, “haverá um momento de particular importância para todos vós partilhardes connosco as preocupações com a organização terrena desta Igreja particular”.

Trata-se de uma concelebração eucarística na Sé Catedral, com início às 15h30, presidida pelo bispo e com a presença de sacerdotes e leigos de todas as paróquias da diocese.

“Coincidindo com o começo da Semana dos Seminários, vamos recordar os nossos seminários e os seminários de institutos religiosos existentes na diocese. Agradecemos a Deus o apelo à vocação sacerdotal que suscitou nos nossos mais de 60 novos sacerdotes ordenados durante estes anos, 33 dos quais nestes onze últimos anos; e os 27 alunos que temos actualmente, no Seminário de Viana do Castelo (13) e no de Braga (14)”, disse D. José Pedreira.

Redacção/Diário do Minho

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top