«Hi-God – Um dia com Deus» juntou 300 jovens em Braga

D. António Couto esteve na segunda edição e pediu aos jovens para «passarem a Palavra»

A segunda edição do «Hi-God – Um dia com Deus» juntou em Braga mais de 300 jovens que aceitaram o desafio de «Passar a Palavra».

A iniciativa propôs aos participantes um Sábado cheio de actividades entre orações, workshops, peddy-papper no centro da cidade, música e mostra de diferentes trabalhos realizados por movimentos, grupos e associações. O programa previa ainda uma conversa com o bispo auxiliar de Braga, D. António Couto, que se especializou em Bíblia. Aos jovens o bispo auxiliar confirmou um gosto que nasceu cedo e que tem vindo a aprofundar, “apesar de dar muito trabalho”.

D. António Couto pediu aos participantes que espalhem a Palavra, mas com uma vivência pessoal. “Eu não passo a palavra atirando uma esmola a um pobre, mas sentando-me junto dele, partilhando a minha vida com ele e ouvindo-o. Posso explicar-lhe que Deus o ama mas para isso preciso de tempo”, disse, sublinhando que “há palavras que tiramos do bolso e outras das vísceras”.

“Se hoje recolherem a palavra de Deus, a viverem na vossa vida e a comunicarem a outro já são dois, e se esses dois a passarem a outros dois já são quatro e assim sucessivamente”, referiu numa conversa informal.

O bispo auxiliar falou ainda da importância da palavra de Deus, que considerou ser diferente de todas as outras. “Palavras há muitas, somos invadidos por elas com as técnicas e os conteúdos mais variados, e esta palavra bíblica poderia ser apenas mais uma entre muitas, mas é diferente porque não chega numa palavra isolada mas num conjunto longo que faz um sentido”, esclareceu.

D. António Couto considerou ainda que a palavra de Deus não é apenas um saber, mas comunica uma dinâmica nova nas relações com os outros. “Entrando em nós, esta funciona como um bisturi e limpa o coração do ciúme, da podridão e da mentira, por isso é considerada viva e eficaz”, defendeu.

O Bispo Auxiliar de Braga considerou ainda o livro “A Bíblia para todos”, recentemente lançado, como bem-vindo. “Todas as iniciativas que coloquem este livro nas mãos das pessoas é fundamental, porque das mãos passa para os olhos e dos olhos para o coração”, disse.

Esta segunda edição do «Hi – God» junta em Braga diversos grupos pastorais. Da responsabilidade do grupo «Peregrinos», o mesmo que organiza a «Noite UP’S», a organização junta a si a Comissão Arquidiocesana Justiça e Paz, a «Oikos», a Pastoral Juvenil, o Núcleo de Braga do Corpo Nacional de Escutas (CNE), o Centro Académico de Braga e os Jovens em Caminhada (Joemca) e ainda os padres Combonianos, os Missionários Espiritanos, e a Comunidade dos Jesuítas.

Redacção/Diário do Minho

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top