Viana do Castelo: «Sede mártires e sereis felizes!» – D. Anacleto Oliveira

Bispo presidiu à ordenação de um diácono e a instituição de dois Acólitos e um Leitor

Viana do Castelo, 02 mai 2017 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo presidiu à ordenação de um novo Diácono e a Instituição de dois Acólitos e um Leitor – seminaristas candidatos ao sacerdócio ministerial – a quem incentivou a serem “mártires”, testemunhas.

“Um verdadeiro Leitor, um verdadeiro Acólito e um verdadeiro Diácono têm de ser mártires, como afirma a Palavra de Deus”, disse na Sé de Viana explicando que o termo original grego é traduzido, “frequentemente, por testemunha”.

Na nota enviada à Agência ECCLESIA, D. Anacleto Oliveira afirmou que a testemunha é a pessoa que “está em condições de atestar a verdade de um determinado facto”.

“Quando aquilo de que dá testemunho é algo profundo, isso manifesta-se na própria vida, faz parte da própria identidade. Foi isso que aconteceu com Pedro e nos é apresentado nos Actos dos Apóstolos, o qual foi testemunha da dádiva da vida de Cristo”, desenvolveu, na celebração deste domingo.

O Secretariado Diocesano de Comunicação Social de Viana do Castelo informa que Rogério Rodrigues, natural de Cousso, Melgaço, foi ordenado Diácono e está a fazer o Estágio Pastoral em Santa Marta de Portuzelo.

Na celebração foi instituído Leitor o seminarista Paulo Alves, natural da Correlhã, Ponte de Lima, e foram instituídos Acólitos: João Martinho, natural de Rio de Moinhos, Arcos de Valdevez, e Luís Martins, natural de Poiares, Ponte de Lima.

“Sede mártires e sereis felizes”, foi o repto final de D. Anacleto Oliveira, após ter realçado que o Leitor é aquele que “sente o coração a arder quando lê a Palavra de Deus em primeiro lugar para si mesmo e, depois, para os outros”.

“O Acólito dá testemunho através do serviço do Altar e leva esse serviço para a vida. O Diácono, de uma forma diferente, serve a Palavra e o Altar e completa esse serviço com a prática da caridade”, observou ainda o bispo de Viana do Castelo.

A celebração deste domingo realizou-se no início da 54.ª Semana de Oração pelas Vocações, que termina a 7 de maio, e tem como tema ‘Queres dar-te a Deus?’ – ‘Com Maria, impelidos pelo Espírito para a missão’.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top