Viana do Castelo: Número decrescente de sacerdotes alerta para «participação ativa» de todos na diocese

«Estamos a ser interpelados em ordem à renovação da Igreja Diocesana», afirma D. João Lavrador

Foto Agência ECCLESIA/PR

Viana do Castelo, 31 out 2023 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo afirmou que a diocese enfrenta o desafio da renovação, nomeadamente por causa do número decrescente de sacerdotes, que alerta para “participação ativa” de todos.

“O número cada vez decrescente de sacerdotes, o número de seminaristas e de pré-seminaristas tão diminuto, devem alertar-nos para os Sinais que Deus nos lança para nos despertar para a responsabilidade que nos cabe na participação ativa em tudo o que se refere à vida da comunidade diocesana que influencia também a vida de cada comunidade paroquial”, afirmou D. João Lavrador.

No contexto da Semana dos Seminários, que se assinala entre os dias 5 e 12 de novembro, e da celebração da Igreja Diocesana, no domingo, 5 de novembro, o bispo de Viana do Castelo desafia “todos os cristãos para a responsabilidade que lhes cabe na promoção das vocações sacerdotais”.

“Há vários anos, vimos a convidar a edificar uma verdadeira cultura vocacional. Isto significa que todos os agentes da vida pastoral – sacerdotes, pais, catequistas, animadores de grupos, responsáveis de movimentos e educadores-, devem colocar a questão vocacional como objetivo primeiro e fundamental de toda a sua ação educativa”, refere.

D. João Lavrador diz que “tudo se deve fazer para contrariar as correntes que na cultura atual ofuscam, senão mesmo denigrem, a figura do sacerdote e a sublimidade desta vocação”, considerando “urgente que as comunidades cristãs e as famílias proporcionem uma visão positiva e acolhedora da pessoa do sacerdote capaz de entusiasmar os jovens na escolha desta vocação”.

“Na verdade, toda a vocação, e nomeadamente a vocação sacerdotal, é sempre chamamento de iniciativa de Jesus Cristo que comunicando o Seu amor a cada jovem o desperta para o seguimento e para a missão. Contudo, Jesus Cristo age na comunidade cristã e nela através de todos os que são já seus discípulos que criam as condições para que este encontro de Jesus de Nazaré com cada jovem se concretize”, acrescenta.

O bispo de Viana do Castelo afirma que os diocesanos do Alto Minho estão “a ser interpelados em ordem à renovação da Igreja Diocesana e de cada Comunidade cristã” e convida à “experiência de comunhão cada vez mais profunda, à participação ativa de todos os batizados e à corresponsabilidade na missão da Igreja tem no despertar vocacional a sua primeira exigência e concretização”.

“Alentados pelo lema da nossa diocese para este ano pastoral, ‘Comunidade de discípulos missionários’, somos incentivados a percorrer os caminhos da vocação como a primeira de todos as tarefas pastorais”, indica D. João Lavrador.

Para além do Dia da Igreja Diocesana, que se assinala a 5 de novembro, a Diocese de Viana do Castelo vai promover as Jornadas Diocesanas de Pastoral no dia 18 de novembro e nos dias 1 e 2 de dezembro, que trazem ao Alto Minho  Enzo Bianchi, o padre Rossano Sala, a irmã Nathalie Becquart, o padre Sérgio Leal.

PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top