D. Anacleto Oliveira publicou as nomeações para o novo ano pastoral

Viana do Castelo, 23 jul 2020 (Ecclesia) – O bispo da Diocese de Viana do Castelo publicou hoje as nomeações para o serviço desta Igreja no ano pastoral 2020/0221, para a presidência do Instituto Católico de Viana do Castelo e criou a equipa da ‘Comissão Laudato Si’.

Na informação publicada hoje online, pela Diocese de Viana do Castelo, D. Anacleto de Oliveira nomeou como coordenadora da equipa experimental da ‘Comissão Laudato Si, para a salvaguarda da criação e conversão ecológica da Igreja’, Diana Sofia Fernandes.

No dia 24 de maio, o Papa Francisco assinalou o quinto aniversário da sua encíclica ecológica e social ‘Laudato Si’ com o lançamento de um ano especial de aniversário para “chamar a atenção para o grito da terra e dos pobres” e “refletir” sobre o documento”.

Neste final de quadriénio pastoral 2016/2020 da presidência do Instituto Católico de Viana do Castelo e sua equipa diretiva, D. Anacleto de Oliveira informou hoje que reconduziu e nomeou, até 2025, como presidente do Instituto Católico de Viana do Castelo o padre Pablo Lima e vice-presidente o padre Vítor Migue Rocha, que é também diretor da Livraria Diocesana e vice-diretor da Escola Superior de Teologia e Ciências Humanas.

O padre Pablo Lima que é também diretor da Escola Superior de Teologia e Ciências Humanas do referido instituto e vice-diretor da Livraria Diocesana vai continuar os estudos em ordem ao Doutoramento na School of Divinity da Universidade de Cambridge (Inglaterra), a partir do próximo mês de setembro.

D. Anacleto de Oliveira adianta que à presidência do Instituto Católico de Viana do Castelo “se confia ainda” o encargo de “continuar” o trabalho de reflexão sobre o atual estatuto “em ordem a uma nova modalidade mais ágil e oportuna”.

O bispo de Viana do Castelo informa que reconduziu e nomeou também os diretores do Centro de Reflexão Pastoral, do Arquivo Diocesano, do museu, do Departamento Imóvel, Artístico e Documental, como consultor técnico deste departamento o arquiteto Bruno Vaz de Sousa e como membro honorário padre Lourenço Fernandes Alves;

Noutras nomeações divulgadas hoje, o padre Paulo Emanuel Martins Dias é o novo promotor diocesano do Apostolado da Oração, e o padre Xavier Amado Fernandes Moreira assistente regional do Corpo Nacional de Escutas, enquanto o diácono João Basto é o novo diretor do Secretariado Diocesano da Comunicação Social e do jornal ‘Notícias de Viana’ e vai integrar a equipa formadora do seminário.

O serviço da comunicação social – secretariado diocesano e o jornal – tinham como responsável o padre Renato Oliveira que vai “aprofundar os seus estudos em Sagrada Liturgia”, em Roma.

D. Anacleto Oliveira agradece aos sacerdotes que agora deixam o seu ofício “a generosidade manifestada ao longo de todos estes anos de serviço” à diocese do alto-minho e aos padres e diáconos que assumem novos ofícios agradece também “a disponibilidade” e deseja “fecundo apostolado”.

Os decretos com as nomeações do bispo diocesano de Viana do Castelo foram assinados na festa litúrgica de São Bartolomeu dos Mártires, dia 18 de julho.

CB

Partilhar:
Share