Viana do Castelo: Diocese celebra os 50 anos da revolução de abril com vozes dos «filhos da madrugada»

Viana do Castelo, 19 mar 2024 (Ecclesia) – A Diocese de Viana do Castelo vai promover, no dia 19 de abril, pelas 21h30, um debate que procura dar voz aos «Filhos da madrugada» que formam os “Portugais” saídos da Revolução.

A iniciativa, «Depois de Abril», vai decorrer na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo e vai contar com a participação de Maria Luís Cambão (médica), Hugo Soares (humorista), Ana Margarida Silva (professora) e Ricardo Sousa (professor), refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Quatro convidados que vão debater sobre “o que mudou e o que ficou igual, as expectativas que foram concretizadas e o que ainda está por fazer desde a revolução dos cravos”, lê-se.

O bispo de Viana do Castelo, D. João Lavrador, escreveu uma mensagem pelos 50 anos do 25 de abril de 1974, “acontecimento que exige de todos uma digna celebração”, e destaca a importância de conjugar “a liberdade com a verdade”.

Os bispos portugueses aprovaram uma Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”, onde reconhecem “tudo quanto se conseguiu de positivo no Portugal democrático” e alertam para intenções que “continuam a reclamar nos dias de hoje”, na 209.ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) que se realizou entre 8 e 11 de abril, em Fátima.

LFS/CB

 

25 de Abril: «Saibamos descobrir o horizonte para o qual devemos caminhar», incentiva bispo de Viana do Castelo, sobre «processo inacabado e aberto para o futuro»

Partilhar:
Scroll to Top