Celebração lembrou D. Anacleto Oliveira, falecido em setembro de 2020

Foto: Diocese de Viana do Castelo

Viana do Castelo, 01 abr 2021 (Ecclesia) – O bispo auxiliar de Braga, D. Nuno Almeida, pediu na Missa Crismal na Sé de Viana do Castelo, que os padres possam “afirmar, em uníssono, a sua identidade diaconal e não patronal ou clerical”, sublinhando a dimensão do serviço.

“Esta é a única maneira de podermos dizer quem verdadeiramente somos e qual a missão que devemos realizar”, pode ler-se numa nota da diocese enviada à Agência ECCLESIA.

D. Nuno Almeida presidiu à celebração, a convite de Monsenhor Sebastião Pires Ferreira, Administrador Diocesano da diocese.

Os padres foram convidados a promover uma “mística da fraternidade”, “de olhos e ouvidos bem abertos, de mãos disponíveis e de sandálias sempre calçadas, comprometida na atenção constante ao sofrimento alheio”, “uma doação total a Cristo e aos irmãos”, vivida através da oração, como “centro vital”, que torna sensíveis aos erros e a tudo o que há de belo e de bom a cada dia, os que dela se aproximam, pode ler-se.

D. Anacleto Oliveira, bispo de Viana do Castelo, falecido em setembro de 2020, foi recordado na celebração, através das palavras que dirigiu na última carta pastoral, onde pediu atenção aos jovens, a quem não “basta ouvir testemunhos, mas sobretudo sentir realidades”, motivando-os a “tudo fazer para que os cruzem o olhar de Cristo; tudo fazer para que os escutem a Voz e Chamamento de Jesus Cristo; tudo fazer para juntos seguirem Jesus”.

Foto: Diocese de Viana do Castelo

Mons. Sebastião Pires Ferreira, administrador diocesano de Viana do Castelo, presidiu à Missa vespertina de Quinta-feira Santa, na qual destacou o “sentido novo” conferido por Cristo à “refeição ritual dos judeus”, por via da “instituição do sacramento da Eucaristia e do Sacramento do Sacerdócio ordenado”, dentro da “mística do Mandamento Novo”.

Numa intervenção enviada à Agência ECCLESIA, o responsável realçou que os católicos são convidados a agir de modo a que “todos reconheçam” que são discípulos de Jesus Cristo.

LS/OC
Notícia atualizada às 22h33

Quinta feira Santa _ Missa Vespertina da Ceia do Senhor 2021

Quinta feira Santa _ Missa Vespertina da Ceia do Senhor 2021

Posted by VIANA TV – Televisão Independente de Viana do Castelo on Thursday, April 1, 2021

 

Partilhar:
Share