Viana do Castelo: Bispo diocesano participa no «Natal dos sós» antes da Missa do Galo

Iniciativa decorre no Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora de Fátima

Viana do Castelo, 24 dez 2016 (Ecclesia) – O Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora de Fátima, na Diocese de Viana do Castelo, recebe hoje uma nova edição do ‘Natal dos Sós’ que vai contar com a participação do bispo diocesano, a partir das 19h30.

O padre Artur Coutinho, responsável pela organização do ‘Natal dos sós’, disse à Agência ECCLESIA que o objetivo é que as pessoas que “de facto estão sós, os sem-abrigo, os que não tem família” tenham a “oportunidade de se encontrarem e relacionarem” uns com os outros para além da refeição.

“Penso que há Natal, alegria nas pessoas, sente-se que vale a pena e todos saímos muito mais elevados porque vemos satisfação estampada no rosto de todos”, afirmou o responsável.

O sacerdote sublinha que os participantes “agradecem” e partilham, por exemplo, com o bispo diocesano a sua “satisfação” pela iniciativa que não é realizada “em vão” mas “é útil e vale a pena apostar, acarinhar”.

D. Anacleto Oliveira, bispo de Viana do Castelo, também vai participar no ‘Natal dos Sós’ que vai reunir à mesa uma assembleia “bastante heterogénea”, a partir das 19h30, na véspera da celebração do nascimento de Jesus.

Segundo o responsável do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora de Fátima, o bispo desde que chegou à diocese “sempre quis passar o Natal com os sós”.

“É a doutrina do Papa Francisco que já antevia com toda a certeza. Ele gosta, conversa, convive, ouve-os, e ficam agradados com a presença do bispo”, desenvolve o entrevistado.

D. Anacleto Oliveira vai depois presidir à Missa do Galo na catedral da diocese do Alto Minho e o padre Artur Coutinho conta que alguns convivas também o “acompanham” e participam na Eucaristia.

“É um dia diferente e Cristo pode ser uma referência de tradição, costumes”, observa o sacerdote, adiantando ainda que “este ano vão ser duas” as lembranças oferecidas aos participantes, que “são úteis” para o dia-a-dia das pessoas.

A iniciativa que conta com a colaboração de 12 voluntários.

O padre Artur Coutinho recorda ainda que o ‘Natal dos Sós’ em Viana do Castelo começou a ser dinamizado pela paróquia em 1984, tendo passado a ser promovido depois pelo Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora de Fátima aquando a construção de um refeitório social que permitiu mais espaço e “mais proximidades” com os que “têm mais dificuldades”.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top