Viana do Castelo: Ação Católica Rural vai eleger nova equipa executiva nacional

Hoje, às 19h30, no Centro Paroquial de Castelo do Neiva, em Viana do Castelo.

Lisboa, 09 jul 2016 (Ecclesia) – A Ação Católica Rural (ACR) vai eleger hoje a nova equipa executiva nacional, para o triénio 2016-2019, na 8.ª Assembleia Nacional de Delegados que decorre até domingo, no Centro Paroquial de Castelo do Neiva, em Viana do Castelo.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a ACR informa que o ato eletivo da nova equipa nacional se realiza hoje às 19h30.

A 8.ª Assembleia Nacional de Delegados da Ação Católica Rural começa mais cedo com a sessão de abertura marcada às 09h45 seguida da oração da manhã às 10h15, no Centro Paroquial de Castelo do Neiva, Diocese de Viana do Castelo.

A equipa nacional explica que perante uma “sociedade cada vez mais agitada” vão refletir sobre o “verdadeiro sentido da vida” na assembleia nacional que conta com os delegados de todas as dioceses onde o movimento está implementado.

A reflexão começa com a participação de Margarida Miranda e o tema os “Desafios aos Cristãos na sociedade atual”, às 10h30, e uma hora depois o padre Georgino Rocha, da Diocese de Aveiro, apresenta o tema “Qual o sentido da nossa vida? O que nos faz correr”.

A ACR em Portugal destaca que um dos “grande desafios” hoje é a defesa da vida e nesta área contam ainda com a colaboração da diretora da Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos do Hospital da Luz (Lisboa), a médica especialista Isabel Galriça Neto, às 17h00.

A análise das mudanças no meio onde o movimento dirige-se, “por tradição”, “implica” também que na assembleia nacional os delegados façam uma revisão da “própria identidade” do movimento, “um desafio” que vai marcar “profundamente os trabalhos”, deste sábado e domingo, no Centro Paroquial de Castelo do Neiva.

Segundo a equipa nacional, a reunião na Diocese de Viana do Castelo é também uma “oportunidade de reflexão e redefinição de linhas de ação” para o triénio 2016-2019.

Do programa no segundo dia de assembleia da Ação Católica Rural, este domingo, destaca-se às 09h15 o tema “Onde lanças as tuas redes?” que são “pistas concretas de ação” e a Eucaristia de encerramento às 11h00 presidida pelo bispo da Diocese anfitriã de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, e apresentação das conclusões.

O sítio na internet da Conferência Nacional das Associações de Apostolado dos Leigos informa que a ACR está implantada em 16 das 19 dioceses territoriais portuguesas: Angra; Aveiro; Braga; Bragança-Miranda; Coimbra; Funchal; Guarda; Lamego; Leiria-Fátima; Lisboa; Portalegre-Castelo Branco; Porto; Santarém; Viana do Castelo; Vila Real e Viseu.

A Ação Católica Rural foi criada pelo Papa Pio XI, em 1922, e está em Portugal desde 1933; É um Movimento “formado e dirigido por leigos jovens e adultos, abrangendo na sua ação adolescentes e crianças” e “obedece às características gerais” da Ação Católica dedicando-se de forma organizada à “evangelização e promoção do meio rural” com um método de Revisão de Vida – ver, julgar, agir.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top