Setúbal: Jubileu da Juventude tem no horizonte a Jornada Mundial da Juventude de Cracóvia

Hoje, reflexão e peregrinação em Almada

Setúbal, 09 jul 2016 (Ecclesia) – A Pastoral Juvenil da Diocese de Setúbal vai celebrar hoje o ‘Jubileu da Juventude JMJ 2016’, em Almada, com uma manhã reservada aos inscrito no encontro mundial de jovens da Polónia.

“Este Jubileu da Juventude é juntar a nossa voz à voz do Santo Padre, que decretou o Jubileu da Misericórdia”, explicou o diretor do secretariado à Rádio Vaticano.

Segundo o padre João Nabais Dias, a “intenção” com o encontro deste sábado “é que os jovens possam realmente partilhar e viver” o sentido da Misericórdia “à luz da indicação” do Papa Francisco.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, a Pastoral da Juventude de Setúbal informou que a manhã de hoje é reservada a quem vai participar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2016 e tem como tema ‘Setúbal a caminho de Cracóvia’.

A partir das 14h00, o Seminário de São Paulo, em Almada, recebe “todos” os jovens que se inscreveram no encontro que começa com ateliês desenvolvidos por “vários grupos e movimentos juvenis da diocese”.

“Irão partilhar aquilo que é a vivência das obras de misericórdia espirituais à luz dos seus carismas e vocações. Este é um pouco o conhecimento que queremos que os jovens tenham, saber que a Misericórdia não é uma coisa meramente etérico, uma palavra bonita mas algo que é possível ser vivido no dia-a-dia de cada”, desenvolveu o sacerdote à emissora católica.

Depois os participantes peregrinam até ao Santuário do Cristo Rei onde passam pela Porta Santa e às 18h30 o bispo diocesano, D. José Ornelas, preside à Eucaristia na Capela do santuário nacional.

“Celebrar a alegria de sermos jovens e sermos de Cristo”, é o convite da Pastoral da Juventude de Setúbal para o Jubileu Diocesano da Juventude.

À Rádio Vaticano, o diretor do Secretariado da Pastoral Juvenil de Setúbal disse ainda que vão levar a Cracóvia, à JMJ entre 26 e 31 de julho, um grupo de jovens com “uma faixa etária relativamente baixa”, uma grande maioria entre 15 e 18 anos, que vão “participar pela primeira vez” e “outros já com alguma experiência” mas, sobretudo, vão continuar a “aprofundar a misericórdia”.

A Jornada Mundial da Juventude faz parte da grelha do espaço da Igreja Católica ‘Ecclesia’, na RTP2, inserido no programa ‘A Fé dos Homens’: Todas as quintas-feiras são transmitidas entrevistas em estúdio, onde também é divulgada uma entrevista ao padre João Nabais Dias, no dia 14; Já o diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, o padre Eduardo Novo, fala no dia 25.

Por sua vez, o programa de Rádio ECCLESIA, transmitido de segunda a sexta-feira às 22h45, na Antena 1 da emissora nacional, vai dedicar as próximas três semanas [11 a 29 julho] à JMJ, com informações e testemunhos das dioceses – Aveiro, Beja, Évora, Lisboa, Porto, Setúbal, Viseu – e do grupo da Escola Marista de Carcavelos.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top