Dia Mundial da Saúde assinalado pelo Vaticano com mensagem sobre desigualdades no setor

Cidade do Vaticano, 07 abr 2021 (Ecclesia) – O Papa Francisco assinalou hoje o Dia Mundial da Saúde com uma mensagem  em que defende que “todos precisam de assistência”.

“Todos, sobretudo as pessoas mais frágeis, precisam de assistência. Somente juntos podemos construir um mundo mais justo e saudável. Todos somos chamados a combater a pandemia, e um instrumento essencial nesta luta são as vacinas”, escreveu no Twitter, retomando uma preocupação manifestada na sua mensagem da Páscoa de 2021, este domingo.

“Construir um mundo mais justo e saudável” é o tema para o Dia Mundial da Saúde 2021.

No Vaticano, uma mensagem do prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, cardeal Peter Turkson, destacou a urgência de “eliminar as desigualdades no acesso à saúde”.

“A pandemia agravou o grande fosso que existe entre os países mais favorecidos e os menos favorecidos, no acesso aos cuidados de saúde e aos tratamentos”, pode ler-se.

O responsável sublinha ainda a necessidade de “harmonização do direito à proteção da saúde e o direito à justiça, garantido por uma distribuição equitativa dos serviços de saúde e dos recursos financeiros, de acordo com os princípios da solidariedade e da subsidiariedade”.

A mensagem, divulgada pela Santa Sé, defende que é necessário “adquirir uma visão diferente da saúde e dos cuidados humanos que tenha em conta as dimensões física, psicológica, intelectual, social, cultural e espiritual da pessoa”.

O cardeal Turkson pede à comunidade internacional uma “cobertura universal de saúde”, que deve ser alcançada “para construir um mundo mais justo e saudável, um mundo melhor, um mundo de paz”.

A efeméride é comemorada todos os anos, no dia 7 de abril, instituída pelas Nações Unidas em 1948, com o objetivo de sensibilizar para questões de grande urgência e prioridade no mundo da saúde.

SN

«Urbi et Orbi»: Papa recorda pandemia e pede distribuição mundial das vacinas contra Covid-19 (c/vídeo)

Partilhar:
Share