D. Maurílio de Gouveia, antigo arcebispo de Évora, entre os 147 bispos e 13 cardeais e patriarcas falecidos neste ano, lembrados numa celebração na Santa Sé

Foto Lusa

Cidade do Vaticano, 04 nov 2019 (Ecclesia) – O Papa Francisco disse hoje que ao longo da vida de cada pessoa o percurso mais importante a fazer é a saída de si mesmo, para ir ao encontro dos outros.

“A vida é, toda ela, uma saída: do ventre da mãe, da infância para a adolescência, da juventude para a vida adulta e, depois, a saída deste mundo”, reconheceu o Papa durante a celebração da Missa de sufrágio pelos cardeais e bispos falecidos no último ano.

D. Maurílio de Gouveia, antigo arcebispo de Évora falecido no dia 19 de março deste ano, foi um dos bispos lembrados pelo Papa na celebração que presidiu esta manhã, na Basílica Vaticana.

Na homilia da Missa, divulgada pela Sala de imprensa da Santa Sé, Francisco indicou que “a saída mais importante, que dá sentido a todas as outras” é a saída de si mesmo.

“Só saindo de nós mesmos é que saímos para chegar ao Senhor”, afirmou.

Aos participantes na celebração na Basílica de São Pedro, no Vaticano, Francisco indicou que a “piedade e a compaixão pelos outros” é o caminho para “abrir a porta da eternidade”.

“Inclinar-se sobre os necessitados para servir é antecâmara para o paraíso. E nas pessoas: deixo-me comover por quem passa necessidade, sei chorar por quem sofre? Rezo por aqueles que ninguém pensa? Ajudo alguém que nada tenha para me restituir?”, questionou.

No centro da celebração, o falecimento de 147 bispos e 13 cardeais e patriarcas que, por ocasião da evocação dos fiéis defuntos, o Papa recordou numa Missa.

Francisco convidou os presentes a “ver a realidade com os olhos de Deus” e a fazer o exame de consciência.

“Saio de mim para ir ter com Senhor? Tenho sentimentos e piedade com os necessitados? As decisões importantes tomo-as na presença de Deus?”, questionou.

Francisco reconheceu que se procura o encontro com Jesus para se ser “vacinado contra a morte, contra o medo que tudo acabe”.

LS

Partilhar:
Share