Iniciativa quer capacitar “instituições, comunidades e famílias católicas a implementar plenamente” a encíclica

DR

Cidade do Vaticano, 21 mai 2022 (Ecclesia) – A semana Laudato Si, iniciativa da Santa Sé, inicia este domingo para celebrar o sétimo aniversário da encíclica e capacitar “instituições, comunidades e famílias católicas a implementar plenamente a Laudato Si’.

“Os católicos celebrarão o progresso feito para dar vida à Laudato Si’ e intensificarão seus esforços por meio da nova Plataforma de Ação Laudato Si’ do Vaticano, que está capacitando instituições, comunidades e famílias católicas a implementar plenamente a Laudato Si’”, pode ler-se no comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

A iniciativa decorre até dia 29 de maio e pretende ser “um evento global” e “vai tentar unir os católicos do mundo para ouvir e responder ao grito da criação de Deus”.

“Composta por quase um quinto da população mundial organizada em cerca de 220.000 paróquias em todo o mundo, a Igreja Católica pode desempenhar um papel preponderante na solução do duplo desafio da emergência climática e da crise ecológica”, pode ler-se.

O tema da semana é “Escutar e caminhar juntos” e já tem um sítio online, com vários recursos e a oração, bem como ideias de “eventos presenciais ou online que podem ser replicados”.

O Papa Francisco publicou a ‘Laudato si’ em 2015 e, no dia 25 de maio deste ano, lançou uma plataforma de ação que propõe uma “jornada” de sete anos para que todas as comunidades católicas “se tornem totalmente sustentáveis, no espírito da ecologia integral”, no final de um tempo dedicado à sua encíclica ambiental e social.

SN

Partilhar:
Share