Vaticano: Sala de Imprensa divulga agenda do Papa Francisco até abril

Consistório e Semana Santa marcam calendário de celebrações e encontros

Cidade do Vaticano, 27 jan 2015 (Ecclesia) – O Vaticano divulgou hoje o calendário das celebrações que o Papa Francisco vai presidir entre os meses de fevereiro e abril com destaque para o segundo consistório do pontificado, o tempo litúrgico da Quaresma e da Páscoa.

As celebrações do mês de fevereiro vão iniciar-se com a Festa da Apresentação do Senhor, no dia 2, quando se assinala também a vigésima Jornada Mundial da Vida Consagrada com uma Eucaristia na Basílica do Vaticano, a partir das 17h30 locais (menos uma hora em Lisboa), com os membros dos Institutos de Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica.

O Papa começa por receber os futuros 15 cardeais eleitores para a celebração do Consistório Ordinário Público na Praça de São Pedro, onde se inclui D. Manuel Clemente, no sábado dia 14 de fevereiro, e no domingo celebram a Missa.

Na Quarta-feira de Cinzas, a 18 de fevereiro, Francisco celebra a Eucaristia de bênção e imposição de cinzas, a partir das 17h00, na Basílica de Santa Sabina.

Os tradicionais exercícios espirituais da Curia Romana realizam-se entre 22 e 27 de fevereiro, de novo em Ariccia, localidade dos arredores da capital italiana.

A visita pastoral do Papa à cidade italiana de Nápoles, a 21 de março, destaca-se no calendário divulgado hoje pela Sala de Imprensa do Vaticano.

O arcebispo local, cardeal Crescenzio Sepe revelou que Francisco vai começar pelas periferias da cidade e terá passagens pela catedral e encontros com presos e doentes.

No Dia de Ramos e da Paixão do Senhor, o Papa Francisco celebra a Eucaristia a partir das 9h30, na Praça de São Pedro; na celebração para além da procissão solene também há a Bênção dos Ramos.

Em abril a agenda de celebrações é marcada pelo Tempo da Páscoa, a começar na Quinta-feira Santa com a Missa da bênção e consagração do Crisma e outros santos óleos.

A Missa vespertina deste dia, com a tradicional cerimónia do lava-pés, ainda não tem local definido: após ter celebrado início do Tríduo Pascal numa prisão juvenil da capital italiana, em 2013, Francisco deslocou-se em 2014 ao Centro ‘Santa Maria della Provvidenza’, da Fundação Don Carlo Gnocchi, destinado à reabilitação de pessoas com deficiência e idosos, em Roma.

A 3 e 4 de abril, o Papa celebra respetivamente a Paixão do Senhor, com a Via-Sacra no Coliseu de Roma, na Sexta-feira Santa, a partir das 21h15 (menos uma hora em Lisboa) e no Sábado Santo Francisco celebra à Vigília Pascal a partir das 20h30.

O Domingo de Páscoa, a 5 de abril, começa com a celebração da Eucaristia às 10h15 na Praça de São Pedro e depois o Papa dá a Bênção ‘Urbi et Orbi’, (à cidade [de Roma] e ao mundo), às 12h00 na varanda central da Basílica de São Pedro.

CB/PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top