Vaticano: Primeiro embaixador latino dos EUA chegou a Roma

O novo embaixador dos Estados Unidos na Santa Sé, Miguel Humberto Diaz, chegou ontem a Roma. Nascido em Cuba, será o primeiro diplomata de origem latina a representar o país no Vaticano.

Diaz foi conselheiro do presidente Barack Obama durante a campanha eleitoral. O novo embaixador tem 45 anos, fala inglês, francês, espanhol, italiano e tem conhecimentos do alemão. Casado e pai de quatro filhos, foi professor de Teologia na Universidade de St. John’s e no Colégio de Saint Benedict, em St. Joseph, estado do Minnesota. A última cadeira leccionada, na Primavera deste ano, foi «Trindade, Fé e Revelação».

“Aguardo com emoção as próximas semanas, quando a minha família e eu plantarmos novas raízes em Roma. Estou honrado por servir o presidente Obama e a nação norte-americana na minha nova função, e será uma honra singular encontrar Sua Santidade, o papa Bento XVI”, afirmou Diaz, em nota ontem divulgada pela missão norte-americana na Santa Sé.

O novo embaixador expressou a vontade de “aprofundar e alargar a relação especial entre os Estados Unidos e o Vaticano que se tem desenvolvido nos últimos 25 anos de laços diplomáticos formais”.

Por seu lado, a embaixada testemunhou o bom entendimento entre os dois estados, baseado na colaboração sobre a liberdade religiosa, o diálogo inter-religioso, a paz e a segurança, entre outras prioridades.

Miguel Diaz substituirá no cargo Mary Ann Glendon. A data da apresentação das cartas credenciais a Bento XVI ainda não está definida, pelo que, de acordo com as normas diplomáticas, o novo embaixador não concederá entrevistas nem participará em eventos oficiais até à realização daquela cerimónia protocolar.

Com ANSA

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top