Vaticano: primeiro aniversário do terramoto do Haiti assinalado com missa presidida pelo Secretário de Estado

Cardeal Tarcisio Bertone preside a eucaristia para a qual foram convidados membros do Corpo Diplomático

Cidade do Vaticano, 08 Jan (Ecclesia) – O Secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, vai assinalar o primeiro aniversário do sismo no Haiti ao presidir a uma missa no dia 12 de Janeiro, anunciou hoje a sala de imprensa da Santa Sé.

A iniciativa de lembrar as vítimas do “terrível terramoto” com uma celebração eucarística foi promovida pelo embaixador do Haiti junto da Santa Sé, refere o gabinete de imprensa

A missa, para a qual são convidados a participar os membros do Corpo Diplomático acreditado junto da Santa Sé e de outras embaixadas estabelecidas em Roma, realiza-se na Basílica Papal de Santa Maria Maior, na capital italiana, às 15h30 (hora de Lisboa).

O terramoto ocorrido a 12 de Janeiro de 2010 no Haiti, com epicentro de cerca de 25 km a sudoeste da capital, Port-au-Prince, atingiu os 7.0 na escala de Richter.

A 10 de Fevereiro, o Governo haitiano estimava que o sismo, considerado o mais grave na região nos últimos 200 anos, tinha provocado mais de 200 mil mortos e afectado mais de um milhão de pessoas, a maior parte por terem ficado sem casa.

Dias depois do tremor de terra, a porta-voz do gabinete de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU, Elisabeth Byrs, classificou o sismo de “desastre histórico” e admitiu que a Organização nunca tinha sido confrontada com uma catástrofe daquelas dimensões.

O abalo suscitou a assistência de diversas organizações internacionais, algumas pertencentes à Igreja Católica, como a Cáritas Portuguesa, que promoveu uma campanha de recolha de donativos.

RM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top