Vaticano: Porta-voz diz que apelo do Papa é para toda a Europa

Francisco pediu que cada paróquia acolha uma família de refugiados

Cidade do Vaticano, 07 set 2015 (Ecclesia) – O porta-voz do Vaticano afirmou que o apelo do Papa em favor do acolhimento dos refugiados, a começar pelas comunidades católicas, é um pedido para “toda a Europa”.

Segundo o padre Federico Lombardi, as palavras de Francisco, neste domingo, surgem no contexto da preparação para o Jubileu da Misericórdia, que se quer concretizar “através das obras”, com gestos de “solidariedade e acolhimento”.

“Que cada paróquia, cada comunidade religiosa, cada mosteiro, cada santuário de Europa acolha uma família, a começar pela minha Diocese de Roma”, apelou o Papa no final da oração do ângelus que reuniu milhares de pessoas na Praça de São Pedro.

Para o diretor da sala de imprensa da Santa Sé, quando Francisco fala de paróquias, está a dirigir-se às comunidades e não apenas aos párocos, com as casas acanónicas”.

Em relação às comunidades religiosas, o padre Lombardi recordou que o Papa tinha alertado para a necessidade de dar vida aos “conventos vazios”.

Francisco anunciou que as “duas paróquias” do Vaticano vão cumprir, desde já, este apelo, acolhendo duas famílias.

O pontífice referia-se à paróquia de Santa Ana e à Basílica de São Pedro, duas realidades muito diferentes que vão procurar “formas próprias” de responder ao apelo, segundo o diretor da sala de imprensa da Santa Sé.

RV/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top