Migrantes: «Todos somos responsáveis por todos», diz o Papa

Francisco falou por videoconferência com grupos de católicos dos Estados Unidos da América, no contexto da visita que vai fazer ao país

Cidade do Vaticano, 07 set 2015 (Ecclesia) – O Papa Francisco abordou a problemática das migrações, numa conversa com membros da comunidade católica dos Estados Unidos da América, inserida na viagem que vai fazer aquele país entre 22 e 27 de setembro.

Durante a iniciativa, transmitida em formato de videoconferência pela cadeia de televisão norte-americana “ABC-News”, o Papa argentino disse, em resposta a um jovem imigrante radicado no Texas, que todos os homens são “criados para a amizade social” e nesse sentido são chamados a acolher aqueles que vêm ao seu encontro, em primeiro lugar “no seu coração”.

“Todos somos responsáveis por todos. Devemos ajudar o outro segundo as nossas próprias possibilidades”, frisou Francisco.

Ao longo do diálogo que estabeleceu com grupos de estudantes jesuítas e de voluntários da cidade de Chicago, e com uma comunidade da periferia do Texas, o Papa salientou que o principal objetivo da sua viagem para os EUA é “estar perto das pessoas e ajudá-las no seu caminho da vida”.

Sublinhando que para si a “proximidade” com os outros é “muito importante”, Francisco dirigiu palavras especiais para os jovens, pedindo-lhes que “jamais caminhem sozinhos na vida, mas bem acompanhados, dando as mãos a Jesus e a Maria”.

Exortou-os ainda a enfrentarem os desafios da vida com “coragem”, pois só ela “dá alegria e a alegria dá esperança, que é um dom de Deus”.

“Quanto é triste ver um jovem não corajoso! Claro, encontramos tantas dificuldades no nosso caminho, mas não devemos temer, pois temos a força para enfrentá-las. Temos que ser prudentes, atenciosos! Não se espantem. Não parem!”, incentivou.

Francisco teve ainda a oportunidade de falar com uma mãe-solteira, que estava com as suas duas filhas, destacando a sua determinação e força, no meio das tribulações.

“És uma mulher corajosa, porque foste capaz de trazer ao mundo estas meninas. Podias tê-las morto, quando ainda estavam no teu seio Mas respeitaste a vida, sobretudo aquela que crescia dentro de ti. Por isso Deus premiou-te com estas duas criaturas. Não tenhas vergonha, mas caminha de cabeça erguida. Parabéns! Que Deus te abençoe”, referiu.

A chegada de Francisco a solo norte-americano está marcada para dia 22 de setembro, com uma receção na base ‘Andrews’ da Força Aérea, em Washington DC.

No programa do pontífice argentino estão incluídas visitas à Casa Branca, onde reunirá com o presidente Barack Obama, à sede das Nações Unidas e ao memorial ‘Ground Zero’ em Nova Iorque, construído em honra das vítimas dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. 

Francisco vai ainda tornar-se no primeiro Papa a discursar perante o Congresso norte-americano e presidir à missa de canonização do Beato Junípero Serra, franciscano que evangelizou a Califórnia, no Santuário Nacional da Imaculada Conceição.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top