Vaticano: Papa vai tomar posse da Catedral de Roma no início de dois meses com várias celebrações

Calendário de abril e maio inclui encontros com jovens, confrarias e movimentos eclesiais no âmbito do Ano da Fé

Cidade do Vaticano, 03 abr 2013 (Ecclesia) – O Vaticano divulgou hoje o calendário de celebrações do Papa Francisco nos meses de abril e maio, que começa com a tomada de posse da Catedral de Roma, a Basílica de São João de Latrão, no domingo.

A cerimónia de ‘incatedratio’, com início marcado para as 17h30 (menos uma em Lisboa), na ‘cátedra romana’ sublinha a ligação do Papa à Diocese de Roma, da qual é bispo.

Francisco vai presidir à primeira cerimónia de canonização do pontificado no dia 12 de maio, às 09h30, para proclamar como santos um grupo de mártires da Igreja Católica e duas fundadoras de institutos religiosos: o italiano António Primaldo e seus companheiros, assassinados em 1480; a colombiana Laura de Santa Catarina de Sena (1874-1949) e Maria Guadalupe(1878-1963).

Antes, Francisco vai deslocar-se à Basílica papal de São Paulo fora de muros, em Roma, a 14 de abril, onde presidirá à missa do III domingo do Tempo Pascal, pelas 17h30 locais.

Uma semana depois, o Papa celebra uma missa na Basílica de São Pedro, no Vaticano, às 09h30, com ordenações sacerdotais.

No dia 28 de abril, Francisco preside à missa na Praça de São Pedro, a partir das 10h00, no âmbito do encontro mundial dos jovens que vão receber o sacramento da Confirmação com o Papa, no Ano da Fé (outubro de 2012-novembro de 2013).

Francisco vai regressar à Basílica de Santa Maria Maior, que visitou a 14 de março, na manhã seguinte à sua eleição, para presidir à recitação do rosário a 4 de maio, pelas 18h00; no dia 5 do mesmo mês, às 10h00, celebra uma missa na Praça de São Pedro que se insere na jornada das confrarias, outro dos eventos do Ano da Fé proclamado por Bento XVI.

A vigília de Pentecostes, a 18 de maio, tem início marcado para as 18h00, na Praça de São Pedro, e faz parte do programa do encontro mundial de movimentos eclesiais com o Papa, outra das iniciativas do Ano da Fé organizadas pelo Vaticano.

Francisco vai presidir à missa, no dia seguinte, a partir das 10h00, no mesmo local, celebração que encerra o referido encontro.

RV/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top