Vaticano: Papa vai presidir à missa de abertura do Capítulo Geral da Ordem dos Agostinianos

Prior geral da congregação agradece “proximidade» de Francisco

Cidade do Vaticano, 28 ago 2013 (Ecclesia) – O Papa Francisco vai presidir hoje à eucarística de abertura do Capítulo Geral da Ordem dos Agostinianos.

De acordo com a Rádio Vaticano, a celebração privada está marcada para as 18h00 (menos uma em Lisboa) na igreja da cúria geral da ordem religiosa, situada junto das colunatas de São Pedro.

Em entrevista ao serviço informativo da Santa Sé, o 96.º prior geral da Ordem de Santo Agostinho, padre Robert Prevost, saúda a presença do Papa no início dos trabalhos da congregação, que têm como objetivo a preparação dos próximos anos.

Os irmãos agostinianos olham para Francisco como “um grande dom para a Igreja”, que tem assumido a sua missão com “humanidade, proximidade, amor, compaixão, misericórdia” e levado às pessoas a “mensagem viva” do Evangelho.

Quanto à sua presença no Capítulo Geral, o Papa já havia comunicado “esse desejo” há algumas semanas, “reconhecendo a importância do encontro para a vida da Ordem, dentro da Igreja”.

“Um Capítulo, nesse sentido, é um evento eclesial não somente para a Ordem. E nós estamos gratos, estamos contentes por saber que temos também esse acompanhamento, essa proximidade de Francisco para connosco”, sublinha o sacerdote.

O padre Robert Prevost é prior geral da congregação de Santo Agostinho há 12 anos, estando agora a concluir o seu segundo mandato.

“Foram doze anos positivos no que toca à vida da Ordem, graças a algumas coisas concretas e à abertura de novas missões. Cresceu muito o elemento de diálogo e de colaboração entre as circunscrições”, destaca aquele responsável.

As raízes desta congregação religiosa remontam ao século XIII, época em que o Papa Inocêncio IV encorajou “várias comunidades eremíticas a reunirem-se numa Ordem religiosa com a regra e o estilo de vida de Santo Agostinho”.

News.va/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top