Vaticano: Papa vai confessar na Basílica de São Pedro

Liturgia penitencial propõe questões para exame de consciência sobre temas como o aborto, a pobreza ou o uso da interntet

Cidade do Vaticano, 28 mar 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco vai confessar hoje algumas pessoas na Basílica de São Pedro, no Vaticano, durante a “litúrgica penitencial” que ali vai decorrer a partir das 17h00 (menos uma em Lisboa).

A iniciativa é da responsabilidade do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização e engloba-se num dia dedicado ao Sacramento da Reconciliação intitulado ‘24 horas para o Senhor’.

Durante o «Rito pela reconciliação dos mais penitentes», com absolvição individual, o Papa vai proferir uma homilia, seguindo-se um momento para “exame de consciência”, antes da Confissão.

Nesse sentido, o livrete da celebração apresentado pelo Vaticano apresenta um elenco de dezenas perguntas que questionam as atitudes de cada penitente face à oração pessoal, à prática da sua fé, à vida familiar, ao aborto e defesa da vida, ao respeito pelo outro, à ajuda aos pobres ou ao uso da internet, entre outros.

Segundo a tradição da Igreja, o exame de consciência é um exercício espiritual que, à maneira de revisão de vida, recorda os atos bons e os maus, para agradecer a Deus os primeiros pedir perdão pelos segundos.

Além das confissões no Vaticano, prevê-se a presença de confessores em três igrejas do Centro Histórico de Roma – Santa Inês, Santa Maria e igreja dos Santos Estigmas.

“Nestas três igrejas de Roma estarão presentes jovens pertencentes a várias realidades eclesiais, que terão por missão evangelizar as pessoas da sua idade, convidando-os a entrar na igreja onde encontrarão confessores e sacerdotes disponíveis para a escuta”, adianta o presidente do referido Conselho Pontifício, D. Rino Fisichella.

No último domingo, o Papa Francisco apresentou esta celebração: “Será, podemos chamá-la assim, a festa do perdão, que terá lugar em muitas dioceses e paróquias do mundo”.

“O perdão que o Senhor nos dá deve festejar-se, como fez o pai da parábola do Filho Pródigo”, disse.

O Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização destaca que a iniciativa lançada com o apoio do Papa quer unir “todas as dioceses e paróquias” em momentos de celebração do Sacramento da Reconciliação.

Ainda no Vaticano, conclui-se hoje o 25º Curso sobre ‘Foro íntimo’, organizado pela Penitenciaria Apostólica, que reúne cerca de 500 sacerdotes e seminaristas que se preparam para a ordenação.

O penitenciário-mor da Santa Sé, cardeal Mauro Piacenza, refere à Rádio Vaticano ser “mais importante mais do que nunca que o confessor saiba acolher o penitente”.

“A ajuda, durante a confissão, tende ao verdadeiro conhecimento de si mesmo, à luz da fé, em vista de uma atitude de contrição e de propósito de conversão permanente, íntima, para superar a insuficiente resposta ao infinito amor misericordioso de Deus”, precisa.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top