Francisco mantém-se em situação estável, após 28 dias de internamento

Cidade do Vaticano, 13 mar 2025 (Ecclesia) – O Papa viveu hoje um dia diferente no Hospital Gemelli, com uma pequena festa para assinalar o 12.º aniversário de eleição pontifícia, informou o Vaticano.
“O pessoal médico que assiste Francisco organizou um breve momento para celebrar os 12 anos de pontificado, oferecendo-lhe um bolo com velas”, indicou a sala de imprensa da Santa Sé.
Após 28 dias de internamento, o pontífice mantém-se em situação “estável”, tendo acompanhado, através de ligação vídeo, os exercícios espirituais para a Cúria Romana, que decorrem no Auditório Paulo VI.
Francisco, que tem feito fisioterapia respiratória e motora, tem alterando entre a ventilação mecânica não-invasiva, durante a noite, e a oxigenação de alto débito com cânulas nasais utilizadas, durante o dia.
Em nome de todos os participantes nos exercícios espirituais da Quaresma no Vaticano, D. Vittorio Francesco Viola, secretário do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, evocou hoje o dia 13 de março de 2013 “quando a Praça de São Pedro, completamente cheia, acolheu com alegria a bênção do novo bispo de Roma e pastor da Igreja universal”.
“Daquele mesmo lugar, como de tantas outras partes do mundo, sobe sem cessar a oração do povo de Deus, à qual também nós nos unimos em comunhão de espírito”, acrescentou o arcebispo italiano.
Neste Ano Jubilar alimentamos a esperança de que a mensagem de paz e de fraternidade, à qual somos constantemente chamados pelo seu magistério, se difunda entre os povos e as pessoas de boa vontade. E que cresça em todos o desejo de ser discípulos do Senhor, testemunhas do Evangelho e construtores do Reino de Deus”.
O secretário do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos manifestou “afetuosa proximidade e oração” ao Papa, antes da recitação diária do Rosário pela saúde de Francisco, hoje presidida por D. Filippo Iannone, prefeito do Dicastério para os Textos Legislativos.
O cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, vai presidir esta sexta-feira a uma Missa pelo Papa Francisco, na Capela Paulina do Palácio Apostólico.
A celebração, marcada para as 10h30 (menos uma em Lisboa), vai contar com a presença do corpo diplomático acreditado junto da Santa Sé.
Francisco está internado no Hospital Gemelli, desde 14 de fevereiro, tendo sido diagnosticado com uma infeção polimicrobiana das vias respiratórias, que se agravou para uma pneumonia bilateral.
No início do 28.º dia de hospitalização, o Vaticano informou que o Papa passou uma noite “tranquila”.
Francisco deixou de ter prognóstico reservado na última segunda-feira, após a estabilização da infeção respiratória, mas continua sem previsão de alta médica, dado que ainda necessita de tratamento em ambiente hospitalar, num quadro definido como “complexo”.
OC