Vaticano: Papa sublinha necessidade de rezar «sempre»

Francisco convida fiéis a superar ideia da oração como «varinha mágica»

Cidade do Vaticano, 25 mai 2016 (Ecclesia) – O Papa Francisco disse hoje no Vaticano que os católicos devem rezar “sempre” e não apenas quando estão em necessidade, como se a oração fosse uma “varinha mágica”.

“Não se trata de rezar às vezes, quando ‘estou a fim’. Não, Jesus diz que é preciso ‘rezar sempre, sem cessar’”, referiu, perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro para a recitação do ângelus.

A intervenção partiu de uma parábola de Jesus, relatada pelos Evangelhos, na qual se dava conta da insistência de uma viúva para obter justiça, junto de um “juiz desonesto”, lembrando que a perseverança da mulher “prevaleceu”.

“A oração não é uma varinha mágica, não é uma varinha mágica. A oração ajuda-nos a conservar a fé em Deus e entregar-nos a Ele mesmo quando não compreendemos a sua vontade. Nisto, Jesus – que rezava tanto! – é um exemplo para nós”, referiu o Papa.

Francisco recordou a oração de Jesus antes do seu julgamento e crucifixão, na qual se colocava nas mãos do Pai.

“O objeto da oração passa a um segundo plano; o que importa antes de tudo é a relação com o Pai. É isso o que a oração faz: transforma o desejo e modela-o segundo a vontade de Deus, seja qual essa for, porque quem reza quer, em primeiro lugar, unir-se a Deus, que é Amor misericordioso”, explicou.

A catequese concluiu-se com nova insistência sobre a importância da oração, “que conserva a fé”.

Francisco saudou depois os peregrinos de língua portuguesa, nomeadamente os fiéis de São Julião da Barra, Nova Oeiras e Lumiar.

“Faço votos de que esta romagem possa reforçar em vós a fé em Jesus Cristo, que chama todos os homens e mulheres a fazerem parte da Sua Igreja Santa. Regressai aos vossos lares com a certeza de que a misericórdia de Deus é mais forte que qualquer pecado! Que Deus abençoe a cada um de vós”, declarou.

A audiência começou com um cumprimento especial, em língua gestual, a um grupo de peregrinos surdos, da Itália.

No final da audiência, o Papa convidou todos a celebrar a solenidade do Corpo de Deus, que esta quinta-feira volta a ser dia feriado em Portugal; Francisco vai percorrer as ruas de Roma, como é tradição.

“Às 19h00, na Praça de São João de Latrão, vou celebrar a Santa Missa e depois adoraremos o Santíssimo Sacramento, caminhando até à Basílica de Santa Maria Maior. Convido os romanos e peregrinos a participar neste solene ato público de fé e de amor a Jesus, realmente presente na Eucaristia”, realçou.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top